Meia-ponte sem transformador SMPS sentido atual.

G

grizedale

Guest
Olá tenho de fazer meia-ponte SMPS com vin = 390V e 200W de potência = Deve ser muito barato para que eu não quero ter um transformador sentido atual como o seu caro. Em vez disso i widh ter um resistor de corrente, conectado a partir do solo meia ponte, de volta ao chão do palco PFC ........ ou seja, a tensão do resistor atual senso vai abaixo do solo do controlador de meia-ponte. -Howver, não consigo encontrar um controlador como esse para a meia-ponte. você sabe por que eles não existem. Este tipo de sensor de corrente existe para controladores LLC ressonante como em FAN7621.

com uma meia ponte você vai onlysee corrente em um resistor gnd série quando o fundo fet está conduzindo (se você colocá-lo no lugar certo), você não verá muito quando o lado de alta fet está ligado - também não pode utilizar corrente modo uma ponte com a metade da tensão no trilho dividindo tampas rapidamente ir para pos ou neg sob controle modo atual - você poderia tentar um flyback 200W, ou um push pull com 800V FETs se você quiser usar o modo atual, Finalmente, você pode usar o controle de modo de corrente média, olhando para o seu o / p atuais no lado sec e usando isso dentro de um loop de controle volts para controlar o PWM primária (através de um opto) - o que dá resultados muito bons - há algumas notas app bom e papéis na av controle de modo atual no site TI (ou apenas google it) Regards, Orson Cart.

Oi Orson, eu acho que você está falando de um resistor sentido na origem do fundo fet da meia-ponte. -Isto é aceito, mas não é o que eu estou me referindo. Estou falando de um resistor realmente no retrun térreo do controlador de meia-ponte inteira ........ nesta posição neste sentido resistor vai realmente ver a corrente se atravessou o fet superior ou inferior fet. ... A maioria dos chips CCM PFC usar esse tipo de sensor de corrente, mas não consigo encontrar um chip de meia-ponte com este set-up

Sim um resistor no caminho de terra é comum para baixa potência PFC controle, mas não tenho certeza sobre o meia ponte. Na metade da ponte, as correntes interruptor de alta freqüência pode fluir através do banco de capacitores de entrada facilmente (não há banco de capacitores grandes de entrada em um PFC), embora a parcela de baixa freqüência das correntes que fluem através do retorno chão. Então eu não acho que tal sentido atual iria trabalhar para controlar o modo atual (em que você precisa ver a corrente no indutor), mas pode ser eficaz para controle de corrente média, ou para a entrada apenas a média de limitação de corrente.

mtweig é correto, para o ciclo por ciclo de controle modo de pico de corrente (uma das formas mais seguras de controle) apenas um sentido corrente que vê as correntes rápido no FETs vai funcionar - como prev afirmou modo de pico de corrente não pode ser aplicado a uma ponte meio sem outras meios para corrigir as tensões nas tampas divisão ferroviária - Regards, Orson Cart.

Olá, eu aprecio os seus comentários, embora eu não estou interessado em corrente modo de controle. Estou apenas interessado em ter uma tensão de modo conversor meia-ponte com o primário atual de detecção lateral, de modo que uma situação de sobrecorrente pode ser evitado. -Como você sabe, transientes de grande carga pode resultar em sobrecorrentes no lado primário de um conversor meia-ponte.

Oi, Amarre a extremidade negativa do capacitor menor volume e fonte do MOSFET lado baixo juntos. Conectar um resistor entre este ponto eo ponto negativo obtido a partir da rede retificada. Use um resistor de 1k, ligando uma ponta a ponto de se juntou acima mencionadas e uma 0.1uF 10uF e cap em paralelo entre a outra extremidade do resistor e do solo. Use um op-amp para amplificar a tensão e usar um comparador para comparar a tensão sobre o resistor com uma tensão de ajuste (que para a carga máxima). Quando a tensão sobre o resistor é maior, o comparador pode se transformar em um SCR, que desliga o controlador (SG3525, TL494, etc). Uma vez que um SCR é utilizado, é preciso redefinir o poder de transformar o conversor de novo. Eu não tentei isso, mas acho que isso poderia funcionar. Espero que isso ajude. Tahmid.

Obrigado Tahmid,-que soa como uma idéia excelente. Eu não sei porque i havent pensado nisso ..... a sua função exatamente o que eu quero. Eu certamente não vejo nenhuma razão pela qual não deve funcionar.

enquanto isso pode funcionar para alguns tipos de sobrecorrente na saída, ele provavelmente vai ser muito lento para se proteger contra um curto na saída - é por isso que CT são tão comumente usado para medir a corrente em um conversor de comutação - de modo que sobre a proteção atual pode chutar dentro de alguns ciclos de comutação para limitar o o / p e proteger os FETs Regards, Orson Cart.

Hi, Amarre a extremidade negativa do capacitor menor volume e fonte do MOSFET lado baixo juntos. Conectar um resistor entre este ponto eo ponto negativo obtido a partir da rede retificada. Use um resistor de 1k, ligando uma ponta a ponto de se juntou acima mencionadas e uma 0.1uF 10uF e cap em paralelo entre a outra extremidade do resistor e do solo. Use um op-amp para amplificar a tensão e usar um comparador para comparar a tensão sobre o resistor com uma tensão de ajuste (que para a carga máxima). Quando a tensão sobre o resistor é maior, o comparador pode se transformar em um SCR, que desliga o controlador (SG3525, TL494, etc). Uma vez que um SCR é utilizado, é preciso redefinir o poder de transformar o conversor de novo. Eu não tentei isso, mas acho que isso poderia funcionar. Espero que isso ajude. Tahmid.
1K é muito grande para um resistor sentido atual. Embora a idéia de contornar com capacitores paralela pode reduzir sua perda um pouco, ainda vai realizar todas as DC. Novamente Grizedale, estes métodos não são realmente adequados para proteção contra sobrecorrente rápido. Dependendo das especificações do seu sistema, ele não pode proteger seu transformador ou muda de curtos-circuitos.

Eu não quis dizer que a 1k deve ser o resistor sentido. O resistor sentido poderia ser 1R, 0.1R ou mesmo 0.01R. 1k e os capacitores são para filtrar picos. Espero que isso ajude. Tahmid.

Um resistor sentido colocado da maneira que Tahmid gentilmente descrito, seria a maneira mais rápida, mais segura e melhor de forma rápida detecção de sobrecorrentes lado primário na ponte metade. .... Que é óbvio porque é certo no fluxo de corrente primária. ... Tudo o que precisaria seria um controlador pwm com sentido atual desligado (off FET ou seja, quando sobrecorrente ocorre em oposição ao modo de controle de corrente)

... tudo o que precisaria seria um controlador pwm com sentido atual desligado (off FET ou seja, quando sobrecorrente ocorre em oposição ao modo de controle de corrente)
Ou você pode usar como um comparador indicado acima. E usar isso para desligar o controlador PWM. Espero que isso ajude. Tahmid.

porque a descrição Tahmid coloca o resistor de sentido entre o ponto de neg da ponte retificadora ea tampa em massa - não verá as correntes rápido / grandes que aparecem logo após um curto-circuito na o / p (entre a maior parte cap eo FET) , a partir da experiência e observação, posso dizer que será muito lento para proteger o FET, se o sentido era R granel entre a tampa ea fonte mosfet fundo então ele veria o atual verdadeiro fet para o lado de baixo fet só - mas não ver o atual verdadeiro lado fet alta, e assim seria a metade se refere, útil, Orson Cart.

Eu não quis dizer que a 1k deve ser o resistor sentido. O resistor sentido poderia ser 1R, 0.1R ou mesmo 0.01R. 1k e os capacitores são para filtrar picos. Espero que isso ajude. Tahmid.
Ah ok, o 1k é apenas para um filtro passa-baixa, eu não entendi.
Um resistor sentido colocado da maneira que Tahmid gentilmente descrito, seria a maneira mais rápida, mais segura e melhor de forma rápida detecção de sobrecorrentes lado primário na ponte metade. .... Que é óbvio porque é certo no fluxo de corrente primária.
Não, não é no fluxo da corrente primária. E não é tão rápido como estando em linha com um ou ambos os switches, ou em série com o primário. Posso garantir que se você receber um curto na saída, a entrada não vai reagir dentro de comutação período. Ou provavelmente várias, para esse assunto. Se ele age antes do fornecimento destrói a si mesma é desconhecida. Depende das características do transformador, e os FETs. De qualquer forma, você só precisa determinar o que a velocidade de resposta que você precisa. 100us, 1ms, 10ms ... todos são úteis para algumas falhas, mas não para todas as falhas.

Oi eu tenho apenas esboçou uma meia ponte e confirmaram para mim que um resistor sentido, situado entre o solo em massa de entrada cap, eo chão na parte inferior fet iria pegar toda a corrente primária, se fluiu através fet superior ou inferior. ... Eu pensei e ainda penso que este foi o que Tahmid gentilmente disse ..... ou tão bom quanto disse. Seja qual for a direção da corrente no primário, a corrente está fluindo em um loop da tampa granel principal .... assim que eu não consigo entender como a lei atual Kirchoff está sendo desobedecido aqui. (?) Gostaria de reiterar que um resistor de corrente em lado primário, colocado no lugar certo, pode fazer tudo o que um transformador sentido atual pode fazer ...... então porque, quando o poder é apenas dizer 200W, que você iria querer à custa de um transformador sentido atual.? ... Concedida em potências muito altas você precisa de um transformador de sentido atual, porque um sentido de resistência somente simples atual iria consumir muita energia.

Você não pode medir a corrente primária com um resistor sentido de que é terra de referência, para ser específico. Para verdadeiramente medir a corrente primária, o resistor sentido tem que ser em série com o primário em si, e nenhum lado é um terreno referenciada em todos os momentos. Se você não me importo de ter um bom diff amp, então você não precisa do resistor sentido estar terreno referenciado. Mas muitas vezes tais um amplificador de boa diff (que precisa CMRR muito alto em altas freqüências) é muito difícil projetar ou caro para comprar.

talvez Grizedale dosn't perceber a tampa da massa é dividido em dois para uma ponte meio, e na tampa superior fornece todas as correntes rápidas / pico através do MOSFET de cima para o transformador - é apenas quando o topo recarrega cap que você vê na atual um resistor que tem uma extremidade conectada ao o neg / p da ponte retificadora. Em um não pfc psu isso poderia ser 7ms depois Regards, Orson Cart.

Só para esclarecer, é isso que eu quis dizer. Acho que todos devem passar a corrente através do resistor sentido. Espero que isso ajude. Tahmid.

Só para esclarecer, é isso que eu quis dizer.
Sim, Orson comentou no post # 14 sobre as desvantagens. Revendo o post original, sem propósito claro para a medição atual foi dado ainda. Sem ele, todas as suposições sobre a necessidade de uma medida rápida, de preferência aplicado a ambos os transistores saídas são nulos em parte. Eu concordo com Orson, que sobrecorrente ou curto-circuito exigiria para medir a saída instantânea para ambos pathes atual, e eu tendem a assumi-la como um padrão. Caso contrário, podemos perguntar por corrente é medida em tudo. A proposta de "half-útil" solução seria colocar o resistor sentido na conexão de fonte do lado de baixa transistor. Mas, é claro, medindo a produção média atual como sugerido por Tahmid pode ser razoável, também. Dá acesso à alimentação de entrada real do inversor, o qual será quase idêntica à potência de saída. Se a saída de corrente instantânea deve ser medida, seria possível pensar em uma medida flutuante na torneira capacitor de ônibus para evitar dois resistores sentido. PS: Um transformador Talema simples atual é cerca de US $ 1 e deve ser considerada também. Você também pode implementar uma bobina de Rogowski na sua PCB, mas o esforço eletrônico (amplificador integrador minúsculas) é um pouco maior.

Welcome to EDABoard.com

Sponsor

Back