TE, TM e modos TEM ...

M

Mr Cappuccino

Guest
Tenho estado sob essa impressão há algum tempo que na faixa de microondas todos os dispositivos (guias de onda, curvas, cabos coaxiais) propagam-se ondas em TE ou modo TM. Por faixa de microondas que eu quero dizer faixa de freqüência de cerca de 4 GHz ... é realmente assim? Ou podemos ter propogation onda no modo TEM, mesmo na faixa de microondas?

É certo que você tem modos TEM, em alguns tipos de linhas de transmissão, tais como linhas de placas paralelas, striplines etc Claro que existem outros dispositivos como microstrips e slotlines em que o modo de propagação parece com TEM, mas não é TEM, por isso é chamado de quasi -MET. Então, se o dispositivo funciona na faixa de microondas eu acho que você pode ter modos TEM lá também ... Tem a ver com a geometria de sua estrutura ..

Vamos dizer que a onda se propaga na direção z, se você tem E e H em x apenas na direção y, tem onda TEM. Isto é verdade para qualquer faixa de freqüência. A questão é como você pode saber que você tem campo que componentes (x, y ou z). Os simuladores têm algumas ferramentas de visualização boas para que você possa ver os campos em forma de vetor e você pode saber agora que tipo de onda que você tem.

Welcome to EDABoard.com

Sponsor

Back