Switcher vs LDO para aplicações automotivas?

B

blapcb

Guest
OK, então eu acabei de terminar um protótipo (para o setor automotivo), utilizando o switcher L5790D. Mas, agora estou confuso .... porque, sugere-se (por alguns), que LDOs também são boas para esta aplicação e são realmente muito menos dispendioso e contagem de menos parte também. Então ... quais são os prós e contras de Switchers vs LDOs? No meu caso, a aplicação é uma unidade de telemática para automóveis (GPS / GSM) para carros / caminhões 12/24V. Obrigado!

LDOs são meios menos eficientes em termos energéticos, pode ser aquecer. Em seu applicaiton se obter volts ou seja 3v3 de 12v e 250mA ou seja, você consome (12-3,3) * 0,25 = 2.175 Watts na LDO. É caso pode ser muito quente, dependendo da temperatura ambiente, embalagem, design de PCB, etc .. Por outro lado, uma vez que não é de comutação, não há ruído swtiching na linha de abastecimento. Isso significa que um fornecimento limpo. Pode ser importante dependendo da aplicação. Se você estiver suppliying uma cct receptor RF, é melhor LDO oferta regulada limpa para ter um desempenho melhor recepção.

Para escolher uma solução óptima é preciso considerar também a maximização da eficiência, tendo em conta o consumo de corrente do equipamento. Para minimizar o ruído em linhas de energia é necessário usar filtros adicionais, incluindo capacitores com indutância série mínima, como capacitores de cerâmica, condensadores de tântalo sólidos ou o mais novo tipo de polímero sólido de alumínio (SPA).

OK, eu ia postar uma outra discussão sobre isso, mas ver que eu já tinha começado este um tempo atrás :) Então .... Alguém por favor pode elaborar sobre como proceder para decidir se eu deveria usar um comutador ou um LDO? Como eu disse eu uso atualmente um switcher L5970D. Mas por que não usar um LM317 por exemplo, que é a entrada robusta e ampla? A aplicação é telemática automotivos significando um módulo GSM que também vai chamar a picos de 2A em cerca de 200Hz. Obrigado

É muito provável que tudo se resume a perder calor. Calcule a potência caiu em um regulador linear (VBATmax-Vload) Iload * e se for mais de um par de watts, você é o arrefecimento por convecção passado underdash como uma opção.

Welcome to EDABoard.com

Sponsor

Back