SMPS design Solução de problemas em torno Viper22A

O

oddbudman

Guest
Olá, tenho vindo a desenvolver uma luz de emergência que utiliza um SMPS Viper22A para o seu abastecimento de energia. Eu tenho tido alguns problemas com o circuito de explodir depois de alguns minutos de operação. O projeto atual está muito perto de AN1735. http://www.st.com/stonline/products/literature/an/9682.pdf Pelo que posso ver o IC SMPS está falhando na Pinos Fonte (marcas de queimadura pode ser visto nestes pinos após uma falha). Quando falha é muito espectacular, com um flash, então o fusível do circuito. Eu estava pensando que talvez este problema é causado pelo circuito snubber RC no projeto (não há diodo usado no circuito snubber). A carga do circuito no secundário é muito pequena (cerca de 7W) eo circuito não parece estar a correr excessivamente quente. Quando o circuito está funcionando regulamentação é muito bom, com cerca de 1% Tensão de ondulação na saída DC. Anexado é o nosso diagrama de circuito para a fonte de alimentação. (Por favor note que Switch teste vai para o chão, porta SMPS não é usado) Qualquer auxílio que você poderia dar sobre o que poderia estar causando este problema ou as coisas que eu deveria estar verificando seria muito apreciada. Agradecemos antecipadamente, oddbudman

Você está usando o seu próprio transformador de construção? Você pode ter indutância de dispersão muito (você pode medir isso), causando um aumento destrutivo quando desligar, na Vdrain do chip. Vou começar por medir a tensão Vdrain com um alcance bom. Soa como tensão de atalho para mim. Layout com qualquer SMPS é crítica. Você não quer que as correntes que circulam em uma área de grande laço. Se você seguiu o layout sugerido então você deve estar OK aqui.

Você pode por favor explicar em detalhes um pouco mais o que quer dizer? Ou me aponte em direção a uma referência que discute este tema. Tenho também acrescentou um monte de solda para os pinos de drenagem e avião pequeno dreno para fornecer heatsinking. De qualquer forma, eu tenho ligado o relavant lado Mains do layout PCB SMPS. Isto pode esclarecer quaisquer dúvidas que tinha sobre o desenho PCB. Obrigado, oddbudman

Eu faria o seguinte: 1) Executar a unidade fora de uma variac com um transformador de isolamento enquanto monitora a tensão entre dreno e fonte do chip com um alcance bom. Iniciar em uma baixa tensão de carga segura, com talvez um isqueiro e verificar a magnitude do pico de tensão cada vez que o dispositivo desliga-se. Aumentar a carga e tensão em pequenos incrementos para ver o que acontece com esse pico de tensão. (Vspike = LDI / dt), onde L neste caso é a indutância de dispersão do enrolamento + qualquer indutância faixa conectado ao dispositivo. 2) Se isso acaba por ser demasiado perto para o conforto, retire o transformador e meça a indutância de dispersão nesta sinuosa com um medidor de LCR (curto para fora todos os outros enrolamentos do transformador). Eu acho que a especificação diz que shouild ser inferior a 19uH. Tomar medidas corretivas se fora das especificações. 3) Olhe para a sua área de layout para o seu caminho crítico atual. (Você tem uma faixa gnd no meio, enquanto que o layout amostra mantiveram-lo fora) Compare a área atual de circuito com a sua disposição que eu marcados em azul. Você quer que esta área tão pequena quanto possível para manter a indutância adicionada a partir da faixas mínimo. Também vejo que permitem área de cobre muito mais para o resfriamento do aparelho. Tenho certeza que você vai encontrar o seu problema em uma dessas etapas. Boa sorte

Obrigado pela sua dicas E-design. Eu montaram um transformador de isolamento para a unidade para que eu pudesse CRO-lo. O snubber RC não foi suficiente para o transformador estávamos correndo. Eu tenho agora mudou para uma base RCD snubber e tensões Vds pico são até 536V facilmente limpando o limite de 730V no chip SMPS. De qualquer forma eu vou fazer uma hora de 16 queimará no teste esta noite apenas para garantir que as coisas estão funcionando bem.

Isso indica que a indutância de dispersão é maior do que deveria ser. Melhor snubber irá funcionar, mas você paga com eficiência!

Welcome to EDABoard.com

Sponsor

Back