Que simulador é mais preciso? HSPICE ou Spectre (RF)

W

wylee

Guest
Eu e meus colegas sempre argumentando:? (No qual simulador de produzir os resultados mais precisos HSPICE, Spectre ou SpectreRF Por favor vote a sua opinião e se possível dar o seu motivo (s) ...

Eu pensei que precisão era mais dependente do modelo utilizado, e não tanto sobre o tipo de simulador. Mas em termos de velocidade versus precisão está em causa, eu acho que fantasma executa um pouco melhor.

Concordo também com rajath. Além disso, há uma série de paramters um pode se transformar durante a configuração de simulação (incrível). Mas, claro, a precisão dos modelos dominam os resultados da simulação.

Vamos apenas supor que estamos usando o mesmo modelo da fundição mesma para ambos os HSPICE e Spectre, diz TSMC modelos 0.18um ... Minha experiência pessoal está usando o mesmo circuito, simulando sob a mesma condição, HSPICE mostra a instabilidade do sistema (oscila saída), enquanto Spectre não ..... É por isso que eu acho que 'simulações HSPICE é mais preciso

Hy, Wylee! Você tentou opção conservadora para Spectre. Pode ser que você começa diferença porque simulador de opções diferentes.

Tanto quanto eu sei, a simulação "conservador" em Spectre irá mostrar uma melhor resolução na forma de onda, onde mais pontos de amostra são calculados para traçar uma suave forma de onda. Fom, eu tinha esquecido e não pode confirmar se eu usei 'consevative "ou" moderada "configurações quando comparados os resultados com HSPICE. Enfim, se ambas as simulações "conservador" e "moderada" em Spectre mostrar resultados diferentes (tais como oscilações), certamente há algum problema em seu simulador Em HSPICE, eu uso sempre ". Precisas opção = 1" em todos os meus netlist

Configuração conversative ou moderada realmente afetar a precisão da simulação, também há alguma ocasião que a fixação moderada fornecer onda completamente diferente do conversative devido ao controle de passo de tempo diferentes, diferentes métodos de integração numérica e configuração de tolerância relativa. Por exemplo, quando simulando sinais digitais, a oscilação (o que é vir do fracasso da simulação) pode ocorrer durante a transição (Isto é conhecido como oscilação trapezodial como ela é causada pela falha de trapezodial métodos de integração numérica) se o passo de tempo é muito de grande porte. Configuração normalmente conversative pode resolver o problema como ele costumava gear2 métodos de integração. Eu acho que Hspice também têm problemas desse tipo, mas em Hspice a configuração da opção são geralmente bem definidos pelo usuário facilmente, para que ele funcione bem. Esperamos que esta pode ajudar e me corrija se eu estiver errado.

Eu gostaria de discutir neste contexto, ele seguinte problema. Alguns anos atrás eu tentei muda modelo e seu comportamento não-linear (injeção de carga, ...) e tem alguns resultados de simulação estranha para ele. Por exemplo, se o sinal de entrada de um interruptor NMOS normais muda a sua polaridade (a fonte é o dreno e similares) algumas cargas obter perda! E que para HSPICE e espectro, embora eu usei Bsim3v3 Modells, que são baseadas em acusações de modelagem em contraste com Modells mais velhos. Um engenheiro de dispositivo me disse que é normal, porque os modelos não são simétricas?! Além do mos era simples, não uma concebidos para comutação de tensões mais elevadas, etc

Welcome to EDABoard.com

Sponsor

Back