Qual é a variação da freqüência de saída do oscilador RC?

B

BiDoU

Guest
Eu li na net que um oscilador RC pode ter variações de 5% a 50% da freqüência de saída nominal. É verdade ou isso acontece apenas se as mudanças de temperatura de algo assim? E, se o oscilador RC pode mudar cerca de 50% da freqüência suposto, não é uma boa opção se eu quiser a interrupção do uso no meu programa?

Tudo depende do tipo de oscilador. Se é um oscilador tipo analógico feedback, a freqüência vai mudar com os valores do componente. Se você usar resistores de 1% e capacitores NPO ele pode ser bastante estável. Se é um multivibrador transistor, a tensão de limiar de comutação e fontes de corrente e tensão de alimentação irá adicionar outras variações com a temperatura.

Não tenho conhecimento da existência de oscilador RC. Talvez você quer dizer oscilador LC? A freqüência de oscilação free-running irá variar muito com a temperatura, é por isso que há geralmente um ciclo de realimentação em torno do oscilador que obriga a oscilar com a freqüência desejada. Isto é conhecido como um PLL (loop bloqueado fase).