Qual é a variação da freqüência de saída do oscilador RC?

B

BiDoU

Guest
Eu li na net que um oscilador RC pode ter variações de 5% a 50% da freqüência de saída nominal. É verdade ou isso acontece apenas se as mudanças de temperatura de algo assim? E, se o oscilador RC pode mudar cerca de 50% da freqüência suposto, não é uma boa opção se eu quiser a interrupção do uso no meu programa?

Tudo depende do tipo de oscilador. Se é um oscilador tipo analógico feedback, a freqüência vai mudar com os valores do componente. Se você usar resistores de 1% e capacitores NPO ele pode ser bastante estável. Se é um multivibrador transistor, a tensão de limiar de comutação e fontes de corrente e tensão de alimentação irá adicionar outras variações com a temperatura.

Não tenho conhecimento da existência de oscilador RC. Talvez você quer dizer oscilador LC? A freqüência de oscilação free-running irá variar muito com a temperatura, é por isso que há geralmente um ciclo de realimentação em torno do oscilador que obriga a oscilar com a freqüência desejada. Isto é conhecido como um PLL (loop bloqueado fase).

Depende do oscilador RC e os componentes usados para construí-la. Sim, as variações de temperatura causam a freqüência de mudar, mas isso é porque alguns parâmetros da mudança componentes: valores de resistores e capacitores, correntes de fuga dos capacitores e transistores e assim por diante. Tensão de alimentação e umidade são fatores, também. Mas as mudanças reais podem ser menores do que a frase "5% a 50%", sugere. Porque tudo tem que ser caracterizado por uma certa faixa de condições operacionais. Se o oscilador tem a única função de 0 ° C a +40 ° C, a mudança na freqüência será menor do que se o intervalo é de -40 ° C a +125 ° C. Eu não sei o que a interrupção no programa faz, então não posso dizer se você pode usar o oscilador RC ou não. Se você está se referindo ao oscilador RC interno de um microcontrolador, então você pode fazer o que quiser. A freqüência do oscilador não afetará a funcionalidade do programa, apenas o tempo de execução eo tempo dos pulsos que gera, se houver. Então, se você usar o programa para gerar qualquer tipo de tempo, você precisa levar em conta a precisão do oscilador e decidir se é satisfatório para o puspose.

Muito obrigado. Eu preciso gerar um atraso de cerca de 10 segundos. Mas eu não preciso de precisão ... Mas é claro que eu não quero que o atraso de cerca de 10 segundos se 20 segundo ... E eu tenho que verificar o estado de algumas botão com um temporizador de interrupção (check cerca de 50 vezes em um segundo). Mas eu acho que eu não posso usar Oscilador RC usar um gerador de baudrate para um UART?

Welcome to EDABoard.com

Sponsor

Back