Projeto ressonador helicoidal

A

A.Gupta

Guest
Estou projetando uma (onda trimestre) ressonador helicoidal, para descarga de plasma. I desenhou para 150 MHz, com blindagem exterior de 77 mm (3 polegadas) de diâmetro de acordo com as fórmulas apresentadas nos documentos. O ressonador tem bobina interna com 4,8 voltas com passo 2,16 voltas / polegada. Eu estou começando a freqüência de ressonância em 133 MHz e também em 369 MHz (terceira harmônica). Este é OK como meu número de voltas são pouco mais alto. Teoricamente eu deveria receber 50 ohms corresponde a 1/3 do turno. Mas quando se conectar a posição teoricamente calculado ele está mostrando VSWR de 15. Estou recebendo VSWR = 2, com uma localização muito perto do solo, e não é possível ir mais baixo. Parece que Q do ressonador é muito mais elevado do que o valor teórico. Isso é impossível, algo está errado. Tentei mudar os parâmetros da bobina, mas não podia casamento de impedância. Por favor sugerir o que fazer a seguir.

Q equação factor de mais do ressonador helicoidal dos casos refere-se sem carga-Q, o qual pode atingir valores muito elevados. Para melhor correspondência de impedância, em vez de usar apenas a conexão de um fio a tocar no ressonador, você tem que usar um capacitor série guarnição, e ajustar a sua capacitância em concordância de várias relações de transformação (talvez 1/3 relação deve ser muito bem), até chegar a melhor VSWR. Se o ressonador helicoidal é parte de um multi-pólo helicoidal filtro, esta capacidade será ligeiramente diferente recebendo o melhor VSWR, ou obter as características solicitadas filtro.

Q factor de equação do ressonador helicoidal na maior parte dos casos, refere-se sem carga-Q, o qual pode atingir valores muito elevados. Para melhor correspondência de impedância, em vez de usar apenas a conexão de um fio a tocar no ressonador, você tem que usar um capacitor série guarnição, e ajustar a sua capacitância em concordância de várias relações de transformação (talvez 1/3 relação deve ser muito bem), até chegar a melhor VSWR. Se o ressonador helicoidal é parte de um multi-pólo helicoidal filtro, esta capacidade será ligeiramente diferente recebendo o melhor VSWR, ou obter as características solicitadas filtro.

Welcome to EDABoard.com

Sponsor

Back