PRINCIPIANTE: desvanecimento Rayleigh usando matlab

A

afesheir

Guest
oi a todos .. Estou tentando simular um canal de Rayleigh para investigar o efeito de desvanecimento do sinal .. esse é o meu código:
Code:
% clc claro definir 50 multipath atraso em segundos, que são aleatórios tau = rand (1,50) * 10 ^ -6;% fixado 50 ganhos multipath em dB (de 0 dB e 10 dB) pdb = rand (1,50) * 10;% criar o objeto canal c = rayleighchan (1/10000, 75, tau, pdb);% Criar uma mensagem aleatória X digital = randint (10,1);% modulação PSK para este mensagem y = modular (modem.pskmod, x);% Adicionar o efeito do canal para o sinal modulado ycap = filtro (c, y);% desmodular o sinal xcap = desmodular (modem.pskdemod, ycap); símbolo Verificar% taxa de erro. [Num, rt] = symerr (y, ycap)
a minha pergunta é: quando o cálculo BER, devo comparar x com y xcap ou comparar com ycap ..? Agradecemos antecipadamente [size = 2] [color = # 999999] Adicionado após 2 minutos: [/color] [/size] pela maneira que eu estou perguntando porque x comparando com xcap dá taxa zero de erro ea dispersão para ambos é idêntico. . ao comparar com y ycap rende alguma taxa de erro .. isso é muito confuso para mim .. Espero que o erro deve acontecer tanto ycap e xcap .. eu sou verdadeiro?

Oi comparando y e ycap é um disparate. ycap não está contendo qualquer símbolo. Se você quiser obter taxa de símbolo você deve primeiro realizar-decisão difícil ycap. a condição para o seu problema é o ideal. por um lado não há ruído aditivo no sistema. por outro lado, a dispersão de tempo máximo (10 ^ -6) é realmente insignificante comparando a taxa de símbolos (10 ^ -4). a frequência é de cerca de 200kHz coerente, no entanto a largura de banda do sinal é apenas 10kHz. Eu ficaria surpreso se a taxa de erro de bit era mais do que zero nesta condição excelente. Atenciosamente

muito obrigado mahdithdn .. com base na ajuda ur, i modificou as "excelentes" condições .. eu fiz o atraso na ordem de 10 ^ -5, aumentando a freqüência doppler a 120 Hz e aumentando o número de bits transmitidos a 10000 bits, por isso o meu código agora se parece com isso:
Code:
% clc claro definir 50 multipath em atraso segundo, que são aleatórios tau = rand (1,50) * 10 ^ -5;% fixado 50 ganhos multipath em dB (de 0 dB e 10 dB) pdb = rand (1,50) * 10;% criar o canal objeto c = rayleighchan (1/10000, 120, tau, pdb);% Criar uma mensagem aleatória X digital = randint (10000,1);% de modulação PSK para esta mensagem y = modular (modem.pskmod, x);% Adicione o efeito do canal para o sinal modulado ycap = filtro (c, y);% demodular o sinal xcap = demodular (modem.pskdemod, ycap);% Criar gráfico de dispersão a partir do sinal recebido scatterplot (x); dispersão (xcap); Verificação% taxa de erro de símbolo. [Num, rt] = symerr (x, xcap)
agora eu tenho a maior surpresa .. a taxa de erro de bits é toooooo elevado (cerca de 0,5), ea dispersão de X e xcap é "" "" ""

Oi estou usando matlab 2007, o que é "modular (modem.pskmod, x)"? u não pode usar diretamente pskmod? é isso que eu usei no seu código e obteve errar de 50%, ainda muito alto .... então eu sugiro u usar um equalizador onteh sinal recebido antes de demodulação para reduzir o efffect do canal.

Welcome to EDABoard.com

Sponsor

Back