por isso que o alumínio é usado em vez do cobre em ic fabricação

R

rakesh1234

Guest
Alguém pode me dizer por que aluminimium é usado até agora na fabricação de IC para camadas de metal insted de cobre em cobre apesar tem baixa resistência e agora eles têm se mover em direção ao cobre

Olá Rakesh seus ans é que cu tem res menos do que ai nos dias de hoje cu introduzir nas fábricas b'coz a demora mantido baixo nos dias de hoje torna-se a capacitância aumenta por isso temos que reduz a resistência. ok.

a idéia é que se difundem Cu em Si e óxido, então u preciso de alguma barreira para usar Cu, também Cu é facilmente oxidado também u tem que usar técnica aditiva para usar Cu interliga como simples ou dupla damascence "u causa não pode RIE do Cu" [ size = 2] [color = # 999999] Adicionado após 1 minutos: [/color] [/size] Mas eu acho ecnologia moderna tende a usar Cu e tentar usar algumas técnicas para superar as dificuldades em utilizá-lo

difunde de cobre em Si, então você tem que colocar uma camada de barreira para evitar que (geralmente TiN) e após o polimento para a superfície de cobre, outra camada é colocada para encapsular totalmente o cobre esta técnica é chamada de Damasceno (retirado o nome da cidade de damas, capital da Síria, uma vez que eles fazer entalhes de metal muitos lá) para o alumínio, que também tem o problema de difusão para temperaturas mais de 450 ° (spiking) e um outro problema: electromigração para o primeiro problema, Al pode ser substituído por AlSi para o segundo problema, AlCu pode ser usado e para evitar a difusão, em seguida, uma camada de barreira de TiN é utilizado

Migração Electro é a grande desvantagem de alumínio yash

qual é a diferensa entre difusão rede e difusão de grãos limite em metais, ao se submeter a electromigration.another questão, pode eletromigração lugar em semiconductorsb também?

Welcome to EDABoard.com

Sponsor

Back