pergunta sobre o metal de enchimento

F

field_catcher

Guest
Olá a todos, Depois de terminar o layout, enchimento de metal é usado para cumprir a exigência de densidade. Será que amarrar o metal de enchimento para aterrar ou deixá-lo flutuando? qual é o melhor? Obrigado!

Usialu você tem que fazer o preenchimento de cada camada de metal. Se eu tiver oportunidade de colocar grandes áreas de metal em cima de outro Eu usualy tentar conectá-los a VCC / VEE apenas para ter tampa de desvio um pouco mais. Para qualquer outra coisa que eu deixá-lo flutuar.

Você deve usar metal manequim enchendo até obter uma densidade de> 25% - um requisito para os processos de metal etch na FAB. O metal manequim não precisa ser conectado a qualquer coisa, mas não coloque de metal fictício sobre cricuitry analógico crítica ou quaisquer componentes combinados (por exemplo, etc espelhos atual)

De qualquer forma, em vez de simplesmente deixá-lo flutuando, podemos influenciar os resultados do arquivamento de metal com fixo tensão de polarização (por exemplo, VDD ou GND) uma vez que esta é muito útil e eficiente para ter depósito de metal, tal como a capacitância dissociação extra.

Oi, só para partilha. Na minha experiência, há relatos de danos em IC para grandes bonecos de metal flutuante. A maioria delas causada pela descarga de cargas estáticas em estes metais durante o processo de CMP. Por meio da microscopia, foi visto claramente uma "bomba" grande (ou seja, marcas de queimadas) foi mostrado na ICs certos com metal flutuante grande. Minha recomendação é manter os pés no chão se não for muito doloroso para o fazer.

Todo o metal manequim deve ser conectado a algum potencial de correção. Por exemplo: em TSMC 0.13um dá erros, se você deixou algum flutuante de metal fil, também eles fornecem camadas de metal especiais apenas para o preenchimento que têm regras diferentes de metal normal. Espero que isso ajude. Bastos

Olá Todos: Se o enchimento de metal é ligar à terra, como resultado, irá aumentar a capacitância entre o chão eo nó crítico, ex: circuito de alta largura de banda, filtro, etc .... . Ela irá produzir uma diferença entre presim e postsim. A menos que, o metal de enchimento capacitância paracítico está incluindo a considerar.

Mas durante o processo de fab, embora você viés em potencial fixo, eles ainda estão flutuando no processo de fab desde que seus circuitos não está funcionando na FAB nem você tem qualquer oferta sobre ele. Como posso proteger arquivamento de metal tal?

Oi terryssw, acho que o ponto de wee_liang é se você amarrar o metal manequim de enchimento para gnd / vcc, as cargas estáticas acumuladas durante CMP vai desaparecer uma vez posto em obra, caso contrário os encargos acumulados estáticas podem afetar a confiabilidade ou mesmo danificar o IC . Espero que ajude. cumprimentos, jordan76

Mas não é que a carga estática é de descarga longe thorugh o pino fora ligado a VDD ou gnd, enquanto que durante o processo de fab esta pinos ainda é flutuante? Além disso, a carga será danificado accumlated estático imediatamente o IC, antes do final da fabricação?

CMP não pode-se causar qualquer dano. Este processo deixa cerca de 1um de mais de TEOS acima quaisquer linhas metálicas. Qualquer dano deve ter vindo de um evento ESD onde o metal está exposto na superfície do chip (etc etch metal) ou após a conclusão, durante a montagem ou algo parecido. Durante o processamento de Fab, se as linhas de metal estão ligados a qualquer diodo substrato (por exemplo, N + e P +), em seguida, as cargas estáticas electrostáticas que podem ser evidentes durante o processamento será ligado ao substrato de pastilha por meio dos diodos relevantes. Isto significa que não há potyential entre o metal e o substrato, de modo nenhum dano. No entanto, mesmo deixando-flutuante, processamento moderno não deixa de carga residual na superfície (ou não deveria). Além disso, as linhas de manequim deve ser colocado sobre o campo de áreas isoladas por isso, se houve qualquer acusação, não poderia danificar nada.

Em "a arte de layout analógico", o resistor manequim está ligada à voltage.I mais negativo que o metal também é ligado ao negativo.

[Quote = Colbhaidh] CMP não pode-se causar qualquer dano. Este processo deixa cerca de 1um de mais de TEOS acima quaisquer linhas metálicas. Qualquer dano deve ter vindo de um evento ESD onde o metal está exposto na superfície do chip (etc etch metal) ou após a conclusão, durante a montagem ou algo parecido. Durante o processamento de Fab, se as linhas de metal estão ligados a qualquer diodo substrato (por exemplo, N + e P +), em seguida, as cargas estáticas electrostáticas que podem ser evidentes durante o processamento será ligado ao substrato de pastilha por meio dos diodos relevantes. Isto significa que não há potyential entre o metal e o substrato, de modo nenhum dano. No entanto, mesmo deixando-flutuante, processamento moderno não deixa de carga residual na superfície (ou não deveria). Além disso, as linhas de manequim deve ser colocado sobre o campo de áreas isoladas por isso, se houve qualquer acusação, não poderia danificar nada. [/Quote] Então, qual é o tratamento mais adequado da linha de metal como manequim? Deixe-o flutuante, conectá-lo a tensão de polarização fixa ou conectá-lo a uma junção pn (diodo ou substrato), e não deixe que ele cobre qualquer da área ativa (MOSFET)?

Graças a outros para esclarecer meus comentários anteriormente. Minha recomendação é assim: Se manequins de metal são enormes (por exemplo x 100um 100um ou mais), é recomendado para amarrá-lo ao potencial da terra. Se manequins de metal são menores, deve ser OK para mantê-las flutuar.

todas as camadas e toda a parte de layout ic deve ser conectado a algum potencial. É ruim ter de metal flutuante ou bem ou qualquer outro componente everithing deve ser conectado.

Ele certamente depende das regras de design da FAB, mas geralmente você pode deixar os metais manequim flutuante. Para metais grandes como mencionado acima não deve haver "regras antena" que cobrem esta questão. Então você tem que conectá-los à difusão. No caso de ligar de metal fictício para qualquer potencial seria goodidea para deixar um maior fosso entre aqueles e as linhas de sinal. Se você conectá-los você pode usar esses metais fictícios como o tampão de dissociação adicional - ou seja, M2-M3-VEE VDD - não é grande, mas tampa contagens de cada FF ....

alguém sabe ou tem uma ferramenta de "livre" que pode fazer este trabalho?

Na verdade eu quis dizer algo como um programa de habilidade que pode lidar com isso, 'coz só temos um pacote completo Cadence ...

Welcome to EDABoard.com

Sponsor

Back