microcontrolador comporta errada quando eu disparar o relé

H

hsprao

Guest
Todas oi,

Estou desencadeando 3 relés um após o outro usando o microcontrolador 89v51rd2.Minha aplicação é assim
1.Quando dou entrada (5V) microcontrolador para input1 então output1 torna ON
2.Agora vou começar a entrada (5V) microcontrolador para input2 então output2 torna ON
3.Agora vou começar a entrada (5V) microcontrolador para INPUT3 então Output3 torna ON

todas as saídas do microcontrolador são conectados a T547 (NNP) de base do transistor através 4.7k ohm e registo
12 V está ligado ao coletor através de relé e emissor é ligado à terra.

Aqui Em condições normais (sem 230V conectado ao relé), este está funcionando bem.Mas quando eu ligar uma 230V (AC carga) para o relé do meu micro se comporta de maneira errada.Quero dizer, quando eu dou entrada (5V) para o microcontrolador input1, imediatamente output1 e output2 desencadeia simultaneamente, independentemente da input2.

Então, eu tenho ligado para o circuito RC 2.2K/1W resistor e um capacitor em toda a rede de retransmissão do CA para evitar surto atual.Ainda microcontrolador aciona 2 relés simultaneamente.Poderia você por favor sugerir algumas soluções.

Agradecemos antecipadamente.

Em primeiro lugar, você também precisa de diodos entre as bobinas de revezamento, até ao final do cátodo de abastecimento.

Os sintomas que você descreve são bastante comuns e provocadas pelo ruído induzido para o microprocessador de alguma forma.A fonte mais provável é as linhas de abastecimento e, se aplicável a linha de reposição.Eu não estou familiarizado com o 89v51rd2 para perdoar a minha falta de experiência direta, eu uso a família PIC, mas o mesmo problema e os motivos aplicáveis.

Verifique se você tem uma boa separação entre os pinos de alimentação do processador, e tão perto quanto possível do CI.Use pelo menos 10uF com um 100nF cerâmico em toda ela.Quanto mais perto eles são para o chip, o ruído de abastecimento menos provável que cause problemas.

Se você tem uma linha de reposição, certifique-se que também é filtrada.

Embora não seja impossível, é improvável que as linhas de condução de seu transistores têm picos sobre eles.Geralmente, os pinos de saída não são responsáveis por esse tipo de problema.

Verifique se você não tem os pinos flutuantes ou de alta impedância de entrada, que poderiam agir como antenas para o estouro da interferência.

Finalmente, se a filtragem não tudo que você pode fazer é ir para o isolamento físico do micro do relés.O campo magnético das bobinas do relé e de carga ligado a provocar tensão no micro de alguma forma e mantê-los separados pode ser a única solução.

Brian.

Oi,

Eu tive o problema há um tempo atrás em um dos meus circuitos.A razão principal pode ser um dos seguintes itens:

1) você não tem um "diodo Flywheel" através de bobinas de relés para suprimir a volta EMF que pode causar o uC go crazy (principalmente, PC corrompendo o seu registo, é suficiente), ele ainda pode repartição junção do transistor sua permanentemente.Coloque um diodo normal (como 1N4001) em toda a sua bobina do relé no modo de polarização inversa.isto é, o catodo do diodo para bobina de 12 V e ânodo de coletor do transistor.
, not on the relay contacts itself.

2) O circuito amortecedor deve ser colocado o mais próximo possível de sua carga,
e não sobre os contatos do relé em si.Isto significa supressão EMF irá ocorrer muito perto da fonte (carga Seu) em vez de suprimi-la depois que ela passa os fios de conexão de carga para o PCB.Normalmente, eu uso um capacitor não polarizado 0.22uF/400V em série com resistor 100R/1W.

Atenciosamente.

Thank You Brain and Bus Master.

Brain,
Eu esqueci de mencionar que tenho ligado um diodo em paralelo ao relé com polarização inversa para 12 V.
Eu concordo com você isso é por causa do barulho.Tenho ligado 100nF e 10 mF capacitor à fonte e fundamento da IC.Ainda estou enfrentando o mesmo problema.Pode ser porque eu estou usando a mesma fonte ao controlador de micro e relés.Vou tentar com fontes de tensão separadas para micro controlador e revezamento.

Bus Master,
Tenho ligado 'diodo roda de mosca "e circuito amortecedor.No circuito amortecedor tenho ligado 2.2k/1W resister Acho que se eu reduzir o valor do resistor, o registo será de calor.
Esse é um comportamento muito estranho.Estou certo de que este é por causa do barulho.Isso parece um comportamento muito estranho.

Olá hsprao,

E quanto ao seu circuito de condicionamento de entrada?Quero dizer: você tem resistores de pinos de entrada ao GND?You `ll necessidade relativamente baixa impedância para a terra como evitar a cobrança de ruído.Você também pode tentar um filtro passa-baixa adição de um resistor e um capacitor Adicional ao GND.
Verifique também PCB (se você tiver um) traço ou encaminhamento de cabos, para ter certeza de que a corrente do relé fecha direito à alimentação.

Apenas meus dois centavos,

Atenciosamente!

Welcome to EDABoard.com

Sponsor

Back