medir a tensão da bateria com microcontrolador

J

joskem

Guest
Desejo para medir a voltagem de uma bateria de 1,5 V utilizando um microcontrolador (tensão de alimentação de 3V). Pensei em ligar a bateria na saída ADC4 do microcontrolador, e escreveu um programa que lê o ADC4. Inicialmente, eu programei o microcontrolador sem ligar a bateria à ADC4. Eu estava esperando para obter um valor de 0V (nada ligado a ADC4), mas não o fiz. Em vez disso, estou recebendo um valor mais alto, que também é flutuante .. Eu tentei medir a tensão em ADC4 com um voltímetro, mas eu não posso ter uma leitura, uma vez que é, obviamente, flutuante. Por que é que está acontecendo?

usar um pull down resistência como uma resistência de 10k. e verificar a sua tensão de referência.

Eu montei a tensão de referência para AVCC / AVSS. Eu medi estas tensões usando um voltímetro como 2.91V e 0V respectivamente.

Não, tudo o que tenho feito é medir as tensões dos pinos. Eu estava esperando ADC4 para ler 0V, no entanto, o voltímetro não indica qualquer valor, o que significa que não é dc, mas sim uma forma de onda flutuante .. Eu queria saber por que isso está acontecendo.

pode ser que você tem um problema com sua fonte de alimentação, ou você está em um terrível ambiente EMF "soupy". tente a puxar para baixo resistor. que tipo de MCU que você está usando neste projeto?

É um MSP430F1611 .. Desde que eu sou tudo novo para microcontroladores, como devo usar o pull down resisotr? E seria o mesmo se eu usasse um resistor de 10K normal?

a sua resistência apenas um simples antiga que está ligado ao GND de um lado e do outro do pino adc.

Obrigado! Então, eu só vou ligar um resistor de 10K entre a ADC e no chão .. Devo fazer algo similar ao tentar medir a tensão da bateria? (Ou seja, ADC4 - bateria - 10K - terra)?

você tem que soltar a tensão entre uma resistência a medir. é isso que eu quis dizer com o suspenso resistência. ADC4 - bateria - 10K - solo é a coisa. Se você remover a bateria, a ADC terá 0v e depois um 0 leitura v será dado. tensão de referência é também um outro critério, conectá-lo com um ou seja, como um capacitor uf 0,01 (se você ainda tem as flutuações): adc ref terreno tampa pino. e em seguida, dar a tensão de referência.

Welcome to EDABoard.com

Sponsor

Back