medição de uma resistência variável

B

banh

Guest
eu tenho um resistor R2 variável com valor que varia de 5-111 Ω. eu penso o seguinte circuito que tem um outro R1 de 39 Ω em série com R2. V1 é baleado no pino ADC MCU. temos aqui [tex] V1 = \ frac {5V} {R1 + R2} \ times R1 [/tex] -> a relação entre V1 e R2 é claro que não linear, mas eu acho que ainda aceitável .. o problema é o circuito de chama muito corrente (pode ser de até mais de 0.12A) como fonte de 5V também é compartilhada com o MCU. existe alguma maneira de melhorar?

Por que você não aumentar o valor de from39Ω R1, pelo menos, 100Ω, ou mais? Outra opção será usar fonte constante de corrente simples que gve você, digamos, 10-20mA, e V1 será directamente proporcional à resistência variável .. Atenciosamente, IanP

Use resistências maiores. Talvez 100 vezes maior, se a corrente de entrada ADC é baixa. By the way, a condução que muito corrente através do limpador de um pequeno pote irá eventualmente danificá-lo. ------------------- Opa, nevermind! Você não pode alterar a resistência variável. Você pode construir um circuito de condicionamento de sinal usando um opamp de baixa tensão. Poderia alimentar uma pequena corrente através do resistor variável, e amplificar a tensão gerada, que envia para o ADC.

realmente este é um sensor de nível de combustível para o carro. existe um corpo flutuante que altere a resistência do sensor. escolhendo um maior valor de R1, naturalmente, irá conduzir à gama de R1 ser estreitada. Talvez eu vá para 150 Ohm. V1 irá variar de 0 a 2.1V ..

Neste caso eu usaria fonte constante de corrente simples construir em torno de regulador de tensão 317L e um resistor (ver figura abaixo), abastecê-lo de 12V (não de 5V, para garantir que há pelo menos 3V queda de tensão accross 317, e não para drenar corrente da fonte de 5V), e definir a corrente para 45mA .. Esta corrente irá gerar no máximo 4.995V @ 111Ω, assim você terá gama quase completa .. Atenciosamente, IanP

Welcome to EDABoard.com

Sponsor

Back