Matlab e fft resolução

V

vaka85

Guest
Oi, eu tenho um espectro bruxa sinal (calculado com matlab fft) é de 70 Hz de largura. Mas eu realmente preciso apenas a 5 Hz em primeiro lugar. Existe alguma maneira de "concentrar" o fft apenas sobre a parte do espectro? Deste modo (talvez) eu posso usar os 1024 pontos da FFT apenas no 5 Hz em primeiro lugar, ao invés de 70 Hz, aumentando muito a resolução .. Obrigado, adeus, Valerio

1) Qual é a frequência de amostragem (fs)? 2) Quantos pontos de dados que você tem? Quero dizer quantas amostras você tem? 3) Dê uma olhada em todos os livros que falam sobre DSP FFT. usando os dados acima, você pode selecionar o feijão normalmente adequadas para FFT, Como eu sei, usando 1024 pontos FFT, fs vai dividir por 1024. por isso, se fs é 1Khz, então você tem compartimentos (divisões) cerca de perto de 1 Hz (1000/1024), então você pode selecionar primeiros cinco caixas.

Não tenho conhecimento de algoritmos DFT que pode "concentrar" somente em uma pequena faixa de freqüência. Por outro lado, se você sabe que freqüência você está interessado, você pode querer olhar para um "single-bin DFT" sobre uma faixa de freqüência, como a DFT deslizando usando o algoritmo Goertzel.

Você tem que usar a função de janelas. Por exemplo, hamming janela para extrair freqüência de seu interesse, como 5 Hz no seu caso.

obrigado por seus conselhos. @ Ehsanica: fs = 71 Hz, e eu tenho 1000 pontos de dados. @ Jack: talvez eu não era tão clara .. Eu não preciso só para "ampliar" o espectro, porque para o efeito, eu posso usar o matlab zoom :) Eu tenho que voltar a calcular a FFT, mas apenas na primeira faixa de freqüências, para tirar proveito da alta número de pontos de ali concentrada. @ Joannes: Eu vou fazer algumas pesquisas sobre este assunto. Se você tiver outras idéias que você é bem-vindo Obrigado :)

Oi, eu tentei alguns "single bin dft função", por exemplo, o algoritmo Goertzel .. Mas o problema é que todos estes métodos requerem pontos inteiro onde para calcular a DFT! Em vez disso, eu preciso de resolução de freqüência muito pouco (0,01 Hz ou assim ..) e 1 Hz de resolução não é muito agradável ... Você sabe como calcular a DFT em uma faixa de freqüência, ou apenas um único bin dft, onde o único bin não é um número inteiro? obrigado

Welcome to EDABoard.com

Sponsor

Back