Li-Ion carregador de bateria

D

DrWhoF

Guest
Tenho baterias de 3 células de lítio (2200mAh). Eu preciso buid um carregador que pode carregar mais de um pacote em uma seqüência. Por exemplo: eu conecto 3 packs de três terminais diferentes e carregador vai começar a cobrar primeiro pacote, em seguida, segundo e assim por diante. Cada terminal deve ter um LED para sinalizar a carregar. Na primeira, shoud piscar lento depois rápido e quando um pacote estiver completamente carregada que deviam estar. Qualquer sugestão será muito apreciada.

O seu carregador, como posso visualizá-la, deve ser composto de três blocos principais: - fonte 2-2.2A de corrente (de carregamento rápido, 1C corrente para bateria 2200mAh) - (como muitos canais que você precisa) de 3 células com carregador de bateria ON / OFF função - microcontrolador para supervisionar todo o circuito Primeiro, olhe para as características Li-Ion de carga da bateria .. A partir da imagem anexada você pode ver que o carregador deve começar a carregar a bateria usando corrente limitada fonte de tensão constamt .. A fontes de tensão constante carregador de corrente na bateria em uma tentativa de forçar a tensão da bateria até um valor pré-estabelecido (normalmente referido como a tensão de set-point ou tensão definida) .. Uma vez que esta tensão é atingida, o carregador única fonte corrente suficiente para manter a tensão da bateria nesta tensão constante (portanto, a razão é chamada de tensão constante de carga) .. Para construir uma fonte 2A atual eu sugiro que você use o LM2576 .. SE exemplo abaixo .. O carregador em si pode ser baseado no LM3420-12.6, como a tensão alvo para uma de 3 células de bateria Li-Ion é de 3 x 4.2V = 12.6V .. E o resto pode ser construído em torno do microcontrolador PICAXE-18X .. Atenciosamente, IanP

Como pode de 3 células bloco carregador de ser controlado por um microcontrolador?

Se você olhar cuidadosamente para este circuito você vai descobrir que existe o botão ON / OFF com base no MOSFET Q3 .. Funciona assim: quando a energia é aplicada uma corrente começa a fluir através ZD3 e R4 .. Esta corrente gera tensão em R4 e quando a tensão é maior do que Vgson o MOSFET é ele é ligado e começa o circuito de carregamento de uma bateria (bloco) .. Se você remover o diodo zener 3.9V e R4 e ligar o Portal do Q3 para qualquer propósito geral de I / O pino (certifique-se que o MOSFET Vgson está abaixo 5V), você será capaz de transformar cobrando ON ou OFF, como requerido. . Atenciosamente, IanP

Graças. Você pode elaborar mais sobre PICAXE como 3-channel controlador de carregador.

Welcome to EDABoard.com

Sponsor

Back