indutor CMOS com resistividade diferentes substratos

H

hermit2003

Guest
Olá a todos.

Agora eu tenho uma pergunta EM-simulação sobre indutor CMOS com resistividade diferentes substratos

os layouts indutor (N = 4,5, W = 10um, S = 2um e Rin = 60um) e parâmetros de processo são os mesmos e da resistividade do substrato é de 1000, 100, 10, 1, 0,1, respectivamente, a unidade é ohm.cm.

A teoria é que, se a resistividade do substrato é menor, o Q-factor indutor é menor devido às influências mais grave de resistividade inferior do substrato.

EM-mas a partir de resultados da simulação, a situação é diferente.
EM-simulatior é dinâmica, e os configration é verificada com indutores medido.

Q1, 3,5,7,9 é a porta-Q-factor indutor de resistividade com diferentes substratos (1000, 100, 10, 1, 0,1), respectivamente, como mostrado na figura.

como para Q1, Q3, Q5, o Q-factor é menor e é coerente com a teoria.
Mas, quanto a Q7 e Q9, a resistividade do substrato é mais baixo, o Q-factor é maior reversamente.

Então, alguém pode me ajudar a explicar a razão ou encontrar algum erro?
muito obrigado.

Quando você olha para as freqüências de ressonância da auto-indução, No1, 3,5 são todos mesmo, mas não; 7,9 muito inferior others.So, valores indutor não são mesmo mais.
Zero cruzamentos são ao mesmo tempo as freqüências de ressonância do auto.
Eu acho que, por causa da corrente de Foucault (suponho que a bobina não está protegido por camada de polissilício eclodidos) indutor valores tornam-se diferentes ..
É a minha interpretação ..

Welcome to EDABoard.com

Sponsor

Back