Como usar o registo timer para um medidor de rpm simples?

G

garg29

Guest
Oi amigos, eu tenho que fazer um medidor de rpm simples para um eixo rodando entre 500 - 2500 rpm. eu tenho que usar 89c51 e uma combinação de sensor óptico. mas eu não posso entender como usar o registo temporizador para ele. e em segundo lugar durante o tempo da contagem do temporizador, o visor vai desaparecer ou como posso resolver o problema. Por favor me ajude. Obrigado.

Primeiro você precisa de uma base de tempo de 1s (0.1s ...). Como fazer isso você vai descobrir em posts de alguns dias de idade .. http://www.edaboard.com/viewtopic.php?t=104992&highlight=1s+clock Depois de ter esta base de tempo apenas contar os pulsos do seu codificador óptico e multiplicar resultado 1s por 60 a exibir resultado como rpm. Btw, temporizador conta pulsos de relógio em segundo plano para o microcontrolador pode fazer outras tarefas, como mostrar algo et cetera ..

oi ianp, eu estava tentando uma busca por rpm projeto metros e encontrei esta página. Acho que o método que você disse daria um resoultion de 60 rpm (60rpm, 120rpm, 180rpm ..... assim ... por diante), existe alguma melhor método para obter resolução de 1 rpm. mais uma coisa eu tenho que usar o sensor de efeito Hall, com apenas um ímã, eu não posso usar disco óptico encoder. graças.

Para RPM baixo, você pode medir o tempo de 1 revolução por meio da contagem, digamos, pulsos 1ms gerados internamente e "normalizar" o resultado com 60 por deviding número 60 com o resultado ..

ok. Acho que entendi 50% do que isso. você quer dizer que eu deveria executar timer para 1ms e depois de cada 1ms eu deveria aumentar um registo por um. isso deve ser feito entre a pulsos sucessivos recebidos de sensor de efeito Hall? então eu deveria fazer cálculos durante 60 segundos para obter o RPM??? limpar-me, por favor, como eu sou novo em tudo isso. Obrigado.

Os cálculos devem ser feitos assim: Vamos supor que você contou 20 000 pulsos de 1ms = 20s por uma revolução. Para obter o resultado em RPM você tem para dividir 60 por 20 ou 60000 de 20000 em ms. O resultado é 3 RPM .. Agora deve estar claro ..

querido IanP thankyou tanto .. eu tentei esse método e funcionou com sucesso ...... thankyou mais uma vez para ur tipo de ajuda byee Neelam

Welcome to EDABoard.com

Sponsor

Back