como salvar os dados em caso de falha de energia

G

garg29

Guest
oi amigos, eu estou fazendo um contador usando 89C51 e displays de 7 segmentos. eu quero salvar o último valor na eeprom em uma falha de energia. eu tenho as rotinas de escrever necessárias para gravar eeprom. mas eu não nenhum como criar uma interrupção no poder failue. a minha ideia é ter um grande condensador 2200 uC e usá-lo de poder para escrever a eeprom. Eu estou usando 24c02 eeprom. muito obrigado

EEPROM mantém seu conteúdo mesmo quando a energia é desligada. Do balcão, 80C51, displays de 7 segmentos, e eeprom partes mesma fonte de alimentação? Provavelmente, você pode salvar o valor na eeprom cada vez que o carrapato balcão. Possível?

Como nicleo disse que você pode salvar os dados em cada tick ou se você quiser preservar ciclo de vida RW memória que você pode escrever quando o poder desligar, usando um capacitor grande, um diodo e um circuito de reset pequenos que geram uma interrupção de hardware em caso de falha de energia ... Claro que isso é em circuito quantidade de dioda ... Esperamos que esta ajuda, / / a

Você teria que criar um sinal para indicar a fonte de alimentação falhou. Este sinal pode ser alimentado em cima e este por sua vez causar até a escrever para a EEPROM. Além disso, você teria que criar um circuito extra para que uma pausa momentaneamente ocorre diante do poder falhar no uP atraso RC ou seja, ou algo nessa linha. Esta pausa lhe dará tempo suficiente para os dados a serem escritos na EEPROM, enquanto o sinal vai iniciar o processo de escrita.

Obrigado a todos por responder. aNdreiBuuu, como você disse que eu preciso para colocar um capacitor grande, um diodo e um circuito de reset pequeno, eu estou familiarizado com o circuito de reset. você pode por favor explicar mais. eu tentei com capacitor e um diodo, tendo um sinal de entrada do diodo e de baixá-lo para P3.2 (pino de interrupção externa de 8051), mas não funcionou porque eu acho que o uC necessidades alto para baixo do pulso ... ... por favor me ajude. Obrigado mais uma vez.

Para o capacitor eu usaria algo com uma ESR muito baixo você não vai conseguir muito poder sair dela de outra forma Você também pode fornecer energia para o seu conjunto inteiro MCU incluídos se você usar um supercapacitor, pois eles têm esr na faixa de dezenas de miliohms. Então tudo que você precisa é de um fet para carregá-lo e um comparador para ver quando seu poder se foi. cap-xx tem capacitores avaliado em 4.5V e 2,25, bem avx vende nominal de 5.5V, embora eles são muito caros

Tenho a sensação de que esta solução tampão grande não vai funcionar. Lembre-se também que o seu CPU tem sua própria entrada de reset e você tem que ter certeza que não é disparado por falha de energia. Eu nos pequenos (100mAh ou menos) da bateria NI-MH e uma combinação de supervisão + uP circuitos de memória de supervisão (DS1232 DS1210 +). (O DS1232 tem tanto pulsos negativo e positivo). DS 1210 interruptores sem interrupção do fornecimento de energia para a bateria. Se você salvar os resultados de cada thime um pulso é contado terá esta bateria para o último resultado apenas. A principal coisa é manter a tensão de alimentação adequada para esse período de tempo e na minha opinião não é capacitor boa solução.

se você usar um ASSESSUPLAN: dV = I * I * + ESR dt / C exemplo trivial: dV = 0,5 V (queda de tensão permissível de vcc) I = 0.1A (corrente necessário) ESR ASSESSUPLAN 0.080Ohm = C = 1F ASSESSUPLAN 0,5 = 0,008 * 0,1 dt dt = 4,92 segundo .... isso é tempo suficiente para apagar + escrever 8K de flash-se colocar a tampa em paralelo com o powersupply antes da MCU você pode superar o problema descrito por IanP, desde o poder não falha antes que você comece a chance de carregar a ASSESSUPLAN-a captura é para carregá-lo para cima, limitar a corrente de partida em chargeup e detecção do evento brownout; usar um comparador LM para 50 centavos, um resistor + fet para carregar outro 50 centavos, o resistor deve ser capaz de lidar com 2-3W para 10s como ... u're carregamento na corrente limitada modo, portanto, quanto mais carregada a tampa fica a menos carga aceita por isso demora mais do que um método de corrente constante ....

Obrigado a todos por responder. eu tentei com um condensador de 2200 uF e funcionou. mas o problema é, por vezes, ao ligar os dados fechos até ....... vocês podem me ajudar por favor ... obrigado

Leva tempo para carregar o capacitor enorme. Você provavelmente precisará de IC de supervisão de tensão para emitir sinal de reset adequado durante a alimentação.

1) powerin -------- ------- um schottky -------- -------- b MCU 2) c ----- --- carregador d ---- ------- schottky e 3) gnd ------- ------- ASSESSUPLAN f Connect: c para a bf ae para d se você fizer isso você vai ter problemas o carregador pode ser um mosfet + olhar resistor limitador de corrente em notas de aplicações em www.cap-xx.com na seção biblioteca

como nicleo disse: "Você provavelmente precisará de IC de supervisão de tensão para emitir sinal de reset adequado durante a alimentação." O primeiro redefinir Ic é para deixar o poder, e ativar IRQ (é claro que é alimentado a partir de vcc dioda acima) ea segunda, para redefinir é alimentado a partir da CV ... Esperamos que esta ajuda, / / a

Sim, quando falha de energia causa a melhor forma é construir uma pequena UPS DC barato para você MCU. se seu sistema consome muita energia só usar esse no-break para que a Unidade de MCU & Memória. Outra solução é usar AVR MCU EEPROM são Builtin. [/Img]

a solução fornecida pela sunsina é muito bom, você tem que substituir o B1 com seu boné, para resistor R1 curto, e alimentar o seu supervisor IC poder que comando IRQ, a partir do cap ... Thatz todos. Esperamos que esta ajuda, / / a

Welcome to EDABoard.com

Sponsor

Back