Como implementar a onda senoidal usando Taylors série?

U

Usman Hai

Guest
Oi, eu preciso de projeto para implementação em FPGA de onda senoidal usando séries de Taylor. Qualquer um pode guiar-me. Obrigado antecipadamente. Usman HAI

Para qualquer dada precisão (16 bits, 32, 64FP, etc) haverá uma série de Taylor otimizado finito, às vezes com apenas 4 a 6 termos. Uma boa fonte dos coeficientes é o código fonte da biblioteca matemática de compiladores de código aberto. Git

a série de Taylor é fácil de tirar, mas não um método muito bom de senos cálculo, série de Taylor sendo expandido sobre um único ponto. se você tem uma escolha de métodos, você pode querer olhar para polinômios de Chebyshev, "Métodos Numéricos Aplicados" - Carnahan, Lutero, Wilkes, é uma introdução indolor

se você tem o direito de escolher qualquer método que eu recomendo algoritmo CORDIC. É fácil e preciso

Deixe-me distinguir dois casos diferentes: 1) é necessário para calcular o seio de um argumento arbitrário a qualquer momento 2) é necessário um oscilador No primeiro caso, aproximação polinomial é bom. Tem a forma de uma série de potências, mas os coeficientes não são exatamente os mesmos da série de Taylor, porque eles são otimizados para algum objetivo (erro de pico mínimos, o erro rms no mínimo) sobre o intervalo de interesse. Para a função sin (), um polinômio no intervalo [0, pi / 2] é necessária. No segundo caso, os valores são calculados seqüencialmente, não em uma ordem aleatória. Isso permite que um simples implementação. Uma das mais simples é um oscilador acoplado, que tem a forma de um filtro IIR de segunda ordem com um par de pólos no círculo unitário e pode produzir sinusal e saídas cosinus. Procure oscilador acoplado em algum livro de Processamento de Sinal Digital. (Meios devem ser fornecidas para controlar a amplitude da oscilação). Relação Z

Oi Usman Hai, Por que você precisa para realizar séries Tailor em FPGA em vez de em uC? Como ar que você vai usar a onda senoidal? Você pode descrever seu projeto? ragards dora

Welcome to EDABoard.com

Sponsor

Back