Como exibir o texto no monitor??

X

xstal

Guest
Olá amigos ..... Você poderia por favor me diga como é que podemos converter "dados de texto" obtidos a partir de um teclado em formato de imagem que podem ser exibidos para a CRT ou monitor LCD usando um controlador simples VGA? Basicamente eu quero mostrar dados de texto no monitor LCD ou CRT e quero desenvolver um controlador de VGA para o mesmo. Estou preso como é que vamos converter os dados de texto em pixels ... Graças.

Precisamos de não se preocupar sobre a conversão de dados de texto em pixels. O controlador de LCD terá disso. Nós apenas precisamos de gravar dados na memória de LCD. Vá através da folha de dados de qualquer LCD particular, u vai ficar a conhecer mais sobre ele.

Oi xstal, Onde está o seu "Controlador VGA"? Você quer criar o controlador de dentro de um FPGA? Uma vez que este é um fórum FPGA, eu estou querendo saber se você já tiver uma placa de desenvolvimento FPGA com uma porta de entrada de teclado e uma porta de saída VGA, e você deseja configurar o FPGA para a digitação do teclado aparece na tela, similar a um tradicional terminal burro. Isso seria um bom projeto educacional. Se isso for verdade, então qual placa FPGA você tem? O fabricante da placa (ou alguém) pode já ter um projeto de exemplo semelhante ao que você precisa. gck, acho xstal está falando de um grande monitor de computador LCD, e não um pequeno módulo de display LCD alfanumérico.

Oi Echo47, True, eu estou falando sobre o monitor de computador grande. Eu tenho kit 3 Spartan com uma porta VGA de 15 pinos. Eu também tenho um projeto de exemplo de um controlador de VGA. Nesse projeto exemplo de controlador VGA eles têm mostrado como os dados RGB é enviado juntamente com os sinais de sincronismo exigida (Hsync. e Vsync.). Mas os dados que estão a apresentar, já está armazenada em uma memória de vídeo. O controlador está tomando os dados da memória e enviá-lo à porta VGA, juntamente com sinais de sincronismo apropriado. Essa parte é compreendido. Eu quero escrever a memória de vídeo do meu teclado, para que eu sou capaz de exibir o texto que eu digito no teclado. Por isso vou ter que converter os dados de texto em formato de pixel. Como ir sobre ele? Obrigado,

Eu tenho um Starter Kit Spartan-3 também. A forma mais comum de projetar uma tela de texto é a construção de uma cadeia horizontal / vertical contador que divide a área visível da tela em células de caracteres (tamanho 80x25 popular é células). Em seguida, você constrói uma espécie de controlador que escreve os seus códigos de teclado ASCII em uma de duas portas RAM 80x25 buffer de quadro de texto. Agora o seu refresca cadeia counter exibir o vídeo por várias vezes a leitura das linhas e colunas do buffer de memória RAM 80x25. Você alimenta a saída de RAM do código ASCII, eo número da linha atual de digitalização, nas entradas de endereço de um personagem em forma de ROM. A ROM contém bit-mapped imagens do conjunto de caracteres ASCII inteira. (Você pode encontrar um simpático personagem definido no BIOS do computador VGA.) A ROM forma de caracteres saídas uma palavra de cada vez (geralmente 8 a 12 bits de largura), o que representa uma linha de pixels em toda a largura do personagem. Você alimenta a palavra ROM em um registrador de deslocamento de alta velocidade paralelo-serial, e enviar pixels sua saída para o monitor CRT. Que deve ser um pedaço muito pequeno de código HDL, exceto para o caráter ROM volumosos forma. Eu procurei na Internet para um exemplo simples e limpa, mas sem sorte ainda.

i ter feito este projeto durante meus estudos de graduação no ano passado. echo47 deu uma resposta bastante detalhada às suas perguntas, mas eu só quero acrescentar algumas coisas. dê uma olhada no artigo que eu tenho em anexo. em seguida, ter um olhar para as atribuições de laboratório do curso EE178 SJSU ( http://www.engr.sjsu.edu/crabill/index.htm ). depois de ter feito isso, você vai ter uma boa idéia de como um controlador de VGA pode ser usado para exibir caracteres em um monitor VGA.

Aqui está um código escrito às pressas, por isso cuidado com os erros e falta de jeito. Ele automaticamente tipos de personagens na tela. Nenhuma entrada de teclado. Ele assume que você está usando Xilinx ISE ea Xilinx / Digilent Kit Spartan-3 Starter. [Color = blue] UPDATE:. Mudei meu código fonte em Verilog um anexo, para reduzir a desordem [/color]

Oi echo47 .... obrigado pela resposta a sua qualidade. Eu tenho ido através de seu código. Para que monitoram você gerou o tempo VGA? De onde você tirou essa ROM caracteres? Você já escreveu mesmo ou é algum padrão gráfico para uma fonte particular? De qualquer forma muito obrigado pela ajuda. Eu tenho a idéia de ROM personagem que eu acho que é uma tarefa ghraphics .... Eu posso pegar os dados de texto a partir do teclado, use o valor ASCII como um endereço para o bitmap do caractere digitado, buscar o bitmap personagem de rom e armazená-lo no buffer RAM, e então exibi-lo juntamente com os sinais de sincronismo .. ... contadores refrescante será usado para manter o quadro vivo ..... Graças.

Oi xstal, a saída é basicamente 800x600 com 72 Hz vertical e horizontal 48 kHz, o calendário padrão VESA, por isso deve funcionar com qualquer monitor de computador comum. Eu testei com dois monitores diferentes. Há muito tempo atrás, eu usei um editor hexadecimal de memória para extrair esse conjunto de caracteres a partir do BIOS do meu computador da placa gráfica. Eu modifiquei várias formas de caracteres para atender o meu pedido. Você descreveu uma outra maneira de projetar o sistema: quando você recebe um código ASCII, você copia bitmap do personagem a partir da ROM em um buffer de quadro de gráfico. Que o projeto permite a você misturar gráficos e texto, mas exige maior RAM (provavelmente não o suficiente dentro de sua pequena FPGA), a velocidade de escrita de texto será mais lento, e é mais difícil de editar o texto exibido.

Olá echo47, uma discussão muito boa acontecendo .... Mas eu tenho uma consulta? O que r a modificação a ser feita em ROM bitmap de um personagem para mudar o tamanho (font) do personagem. Dizer se o tamanho padrão de fonte é 8x8 e eu tenho que mudá-lo para 10x8, o que muda eu tenho que fazer em rom charcter'bitmap?.

Oi Cool_designer, faz 10x8 média de 10 largura por oito de alta, ou o contrário? Para mudar de 8x8 para 10x8, tente deixar a ROM caráter imutável, e simplesmente colocar dois pixels extras em branco entre os personagens. Que ainda podem olhar aceitável. Se você realmente precisa para criar formas maior personagem, você pode projetá-los a si mesmo no papel de gráfico e, em seguida, traduzi-los em binários (muito tedioso), ou usar software font design (um pouco menos tedioso). Também tentar pesquisar na internet, e você pode ter sorte. Claro, você também precisará modificar as cadeias contador para gerar as células personagem novo tamanho. Quando eu extraiu o conjunto de caracteres a partir do meu computador BIOS da placa gráfica, notei que o BIOS incluído tamanho 8x10 (8 de largura por 10 de altura), 8x12, 8x14, e talvez alguns outros. Meu exemplo Verilog usa o conjunto de 8x14 mais dois extras pixels em branco para se adequar as células do meu caráter 8x16 cadeia simples contador. Eu poderia ter passado um pouco de tempo extra para criar uma cadeia de fancier balcão com células de caracteres 8x14.

Olá echo47, Obrigado pela resposta ur. Eu tenho 8x8 rom personagem com Xilinx kit.But desenvolvimento spartan 3 ainda que eu não sou capaz de conseguir rom de caracteres para 8x12, 8x14 e 8x16 tamanho dos caracteres. Como posso extrair rom personagem bios do meu computador 8x12, 8x14 8x16 etc É a sua utilidade qualquer padrão usado para extrair charcter rom do pc. Eu sou capaz de obter algumas fon *. & file cpi do meu pc, mas não foi capaz de extrair os dados rom personagem de it.Generating minha rom caracter próprio manualy será muito hectic.It será gr8 se vc pode me ajudar nesta .

Oi Cool_designer, Meu exemplo Verilog (veja acima) contém um conjunto de caracteres 8x16. Ele foi originalmente um conjunto de 8x14, eu simplesmente adicionei duas linhas em branco. Aqui estão os 8x10, 8x12, 8x14 e conjuntos de caracteres que eu extraído há muitos anos a partir de uma BIOS VGA. Eu formatado os arrays informação C char, e modificado várias das personagens para atender o meu pedido. Você pode usar um editor de texto para formatar-los em sintaxe HDL. É também muito fácil de apagar duas linhas da 8x10 conjunto para criar um conjunto de 8x8. Eu nunca vi um utilitário que extrai automaticamente conjuntos de caracteres VGA BIOS. Você pode usar um editor hexadecimal DOS memória, ou escrever um programa DOS pequeno, que agarra 32K bytes de memória de C000: 0000 a C000: 7FFF, a região comum VGA BIOS. (Você pode executá-lo a partir do DOS ou Command Prompt do Windows.) Em seguida, procure os dados de 32K para conjuntos de caracteres.

Oi xstal! Você foi capaz de conseguir isso? Estou envolvido em uma tarefa bastante semelhante que você está tentando fazer, que significa tomar os dados do teclado e mostrando no monitor VGA. Eu tenho um 3E Spartan também. Eu estive procurando na web por uma abordagem semelhante, mas sem sorte até agora, então se você tiver feito progressos nesta matéria seria muito apreciada, se você pode compartilhar comigo esse código. Muito obrigado! Pedro

Eu encontrei um módulo de entrada PS / 2 para teclado ASCII em OpenCores: As saídas do módulo de teclado dot caracteres quando você pressiona o shift / ctrl / alt chaves. Eu não sei porquê. Eu não tentar depurá-lo. Liguei-a no meu Spartan 3-Starter Kit código exemplo. Você digita no teclado, eo texto aparece na tela VGA. Ele simplesmente tipos da esquerda para a direita, e envolve no fim da linha. Nenhuma fantasia controles cursor. Você pode precisar mover o jumper para aplicar 3,3 V ou 5 V para o seu teclado. Ele também pode trabalhar em um Kit Spartan-3E Starter, se você reatribuir os números dos pinos do FPGA.

oi juz gostaria de perguntar .. wif este projeto exatamente o mesmo .. se vc quiser incluir MicroBlaze .. como fazer u realmente fazê-lo wif a ajuda de XPS ..

oi eu tenho um código vhdl para exibir os caracteres do teclado em um monitor VGA. mas esta usa um terminal hiper para testar o teclado. como faço para modificar os códigos para utilizar LEDs em vez disso?? pls ajudar ...

Welcome to EDABoard.com

Sponsor

Back