Como calcular o ganho AGC teórico?

I

iVenky

Guest
Aqui está o circuito que eu usei para AGC. Anexei a imagem. É muito claro que o ganho do circuito é [(RDS) / (rds + R3)] * [1 + Rf/R1]. Mas a coisa é que eu não sei como calcular rds teoricamente. Você pode me ajudar com isso? Obrigado antecipadamente.

Vamos. Alguém por favor responder a esta pergunta. Obrigado

Em um oscilador WIEN um resistor activa (JFET, região óhmica) é usado como um ganho de estabilização elemento. Para selecionar o valor adequado Rds eu faço o seguinte: * Simulação da Id = f (Vgs) característico para Vds = 0,1 volts fixo. * Exibição da relação Rds = VDS / Id como uma função de Vgs e selecção de um ponto adequado operacional (Rds, nom). Não se esqueça: Vds deve ser pequena o suficiente para manter Rds na região ôhmica.

Em um oscilador WIEN um resistor activa (JFET, região óhmica) é usado como um ganho de estabilização elemento. Para selecionar o valor adequado Rds eu faço o seguinte: * Simulação da Id = f (Vgs) característico para Vds = 0,1 volts fixo. * Exibição da relação Rds = VDS / Id como uma função de Vgs e selecção de um ponto adequado operacional (Rds, nom). Não se esqueça:. Vds deve ser pequena o suficiente para manter Rds na região ôhmica
Isso é possível descobrir Rds teoricamente sem o uso de simulação? Obrigado antecipadamente.

Isso é possível descobrir Rds teoricamente sem o uso de simulação? Obrigado antecipadamente.
Claro, se você souber de antemão a fórmula para o Id característica (Vgs) do tipo específico FET. [COLOR = "Silver"] [size = 1] ------- --- Mensagem adicionada às 18:00 ---------- Mensagem anterior foi às 17:34 ---------- [/SIZE] [/color] Como uma sugestão adicional: a maioria , provavelmente, o caminho de FET (RDS) introduz um nível inaceitável de non-linearity/distortion para o amplificador (devido ao mecanismo de controlo). Neste caso, é aconselhável a utilização de um outro resistor em série para Q3 (isso, adicionalmente, diminui a tensão de pico através do caminho DS) e / ou colocar uma outra resistência em paralelo com o FET.

Assumindo uma característica quadrática simplificado FET, o comportamento é completamente specicfied por Vth e IDSS. Você vai notar no entanto, que os parâmetros têm variação tipo considerável para a maioria FETs disponível. Na medida em que, você não pode prever a característica exata, nem em uma simulação (que só vai colocar em parâmetros típicos) ou outro cálculo. O circuito deve ser tolerante a essas variações dos parâmetros. Este não será um problema para um razoavelmente concebidos circuito AGC, no entanto. Referindo-se a 2N4861 em particular, é especificado como um interruptor analógico sem muito "analógico" parâmetros. Então você vai ter dificuldades série para derivar parâmetros resistor variável da folha de dados. Finalmente, o circuito mostrado AGC não funciona como é. Q2 está sempre com a actual portão possivelmente perigoso fornecido para Q1.

Isso é possível descobrir Rds teoricamente sem o uso de simulação? Agradecemos antecipadamente
Olá iVenky, outra pergunta: Para a minha opinião, o seu circuito de AGC parece um pouco incomum (que não deve ser uma desvantagem). No entanto, eu gostaria de lhe perguntar por que você não escolheu a abordagem clássica de uma configuração não-inversora opamp com o resistor de realimentação terra substituído por um NJ FET. Nesta configuração, o ganho é diminuída por um aumento Rds - eo circuito de controle pode ser realizado com um díodo (rectificação do halfwave negativo) e uma configuração paralela RC (armazenamento de valores de pico). Esta é a abordagem usada em circuitos de feedback positivo oscilador (WIEN e similares).

Welcome to EDABoard.com

Sponsor

Back