Classe AB OPA Análise AC?

M

mark_nctu

Guest
Eu projeto OPA com OTA + saída classe AB. Quando a OPA Vdd = 5V, Fase inverteu para 180. Mas vdd baixo (3V) está ok. Poderia alguma me dizer como resolver o problema? Circuito:
1_1170255992.jpg
Test_Circuit:
39_1170256056.jpg
5V AC Resultado:
84_1170256115.jpg
3V AC Resultado:
84_1170256115.jpg
[size = 2] [color = # 999999] Adicionado após 2 minutos: [/color] [/size] Desculpe Reupload 3V AC Resultado:
65_1170256162.jpg

da imagem, quando a OPA Vdd = 3V, Fase inverteu para 180. certo? no testbench, a saída deve tem a mesma fase que a entrada.

Não há nenhum problema em seu projeto, eu posso julgar os 5V e 3V tem margem de fase suficiente apenas a partir de sua parcela de ganho. Você pode dar uma entrada de passo para verificar a estabilidade do circuito.

eu não entendo a estrutura de teste que você mostrou, tente esta estrutura, em que a resistência é 1G, capacitor é 1F.
17_1170306420.gif

[Quote = walker5678] eu não entendo a estrutura de teste que você mostrou, tente esta estrutura, em que a resistência é 1G, capacitor é 1F.
17_1170306420.gif
[/quote] Eu acho que a sua estrutura de teste não tem nenhum problema, se ele define LDC = ∞, CDC = ∞.

LDC = CDC = 1000 [size = 2] [color = # 999999] Adicionado após 3 minutos: [/color] [/size] Oi walker5678: entrada de Passo é estável. Tento sua estrutura. A curva é a mesma.

Não há nenhum problema em seu circuito, acho que você pode tentar outra ferramenta para simular AC respose. Talvez seja apenas um bug na ferramenta. E você pode tentar Vdd diferente de outros em sua ferramenta.

Oi walker5678: VOP é usado para detectar o poder OPA atual. Então VOP si DC = 0.

ok, eu vejo. O stucture circuito OPA é apenas normal, e deve estar OK. Algumas sugestões: 1. Verifique o ponto de operação DC do circuito quando Vdd = 3V e Vdd = 5V, para ver se há alguma diferença, preste atenção para o viés flutuante ea tensão de saída MOSFET portão. Mas se o circuito pode trabalhar sob 3V, 5V deve estar OK. apenas tentar. 2. Tente desconectar a carga, e simular para ver se ele está OK para Vdd = 5V. Espero que ajude.

Oi xjxmn: Eu uso Hspice para simular o circuito. Obrigado por você sugestão. Vou tentar qualquer ferramenta Vonder outra simulação de especiarias.

Eu tento quebra para simular o circuito e obter o mesmo resultado. Mas mudar o modelo fundry outro tempero, a fase é ok no Vdd = 5V. Podemos ter certeza de que o circuito é estável a entrada em degrau. Talvez o circuito está ok. Obrigado.

Eu acho que a estrutura do circuito está OK, mas o tamanho W / L dos transistores pode estar com problemas. Gostaria de saber como determinar o tamanho da W / L? Se o circuito de polarização flutuante foi concebido para aplicação 3V, então pode haver problema em 5V, porque não deve haver relação cretain entre o circuito de polarização e o MOSFET foating saída. Se eu estou errado, apenas apontar. Atenciosamente.

Eu acho que o problema vem de qualquer bloco Gm a constante ou a polarização das cascodes. Eu tenho usado essa arquitetura por um tempo e sem muito effor chegar ganhos de mais de 100dB. Os ganhos apresentados nas figuras são a 70dB pobre. Faça upload de um esquema mostrando todos os transistores. Também indicam a tensão de entrada de modo comum. Talvez o circuito ois não opera em sua região linear. Estou prety certeza que o problema vem de algum enviesamento ruim.

A partir do gráfico de ganho de 5V, eu posso calcular a margem de fase. PM = 180-90-arctg (0,1) + arctg (0,01) = 84,6 arctg (0,1) para a contribuição do segundo pólo, arctg (0,01) para zero. Eu acho que o ganho é pobre porque o transistor cascode trabalha na região linear, na condição de 5V. Porque tanto 3V e 5V têm o GBW mesmo, mas sua freqüência-3dB é diferente. Então eu acho que o principal pólo de resistência pequeno sinal é reduzida quando o circuito trabalha em condições 5V em seu modelo atual, a minha sugestão é que você deve verificar o circuito de polarização, deve haver algum problema nele. Mas se você não se importa o ganho, o circuito irá funcionar de forma estável para a margem de fase suficiente.

O tamanho W / L de M3, M4, M7, M8, juntamente com M13, M14 deve ser concebido elaborada.

Welcome to EDABoard.com

Sponsor

Back