adc problema>

J

janlyn

Guest
Olá a todos ...
Eu sou um novato no microcontrolador ...
espero que todos podem ensinar-me ...
jz agora, eu tentei o código de exemplo de ADC (PIC16F877) ...
quando eu alimentação de 0V a 5V com 1v resolução, tudo espera, além 2v e 3v ...

Agora, aqui está a minha pergunta ...
1) no PIC16F877, há 10 bit ADC = 1023.é tht média 1 4.883mV é igual neste caso ... assim 1023x4.883mV = 4.995V (~ 5V)?

2) se acima está certo, então quando eu an0 alimentados com 3V, i jz receber cerca de 1.797V e quando alimentados com 2V, i get 3.281V! Outros ainda está em estado ... assim, u podem me ajudar a descobrir onde é o problema? eu realmente preso nesta ...

Oi,

Se você willl lido o manual do usuário do PIC16F8xa:
Citação:

A conversão de resultados de entrada de sinais analógicos em um

número 10-bit correspondente digital.
A / D do módulo

tem entrada de referência de alta e baixa tensão, que é software

selecionáveis para uma combinação de VDD, VSS, RA2

ou RA3.

gidimiz oi,

Eu defino meu registo PCFG com 0000 ... a referência de tensão é Vdd e Vss, jz como o exigido no programa de exemplo ... mas não sei porque a 2V e 3V da tensão de entrada não é possível converter corretamente ..

depois de pensar a noite toda .. é inferior a ligação fez com que meu problema?
Não deve ser utilizado tensão dc externos, mas a alimentação CC de PIC com resistor variável?

obrigado ~
Desculpe, mas você precisa de login para ver esta penhora

Oi,

Ir para www.microchp.com e encontrar o pdf para o conselho demo PICDM2.você vai encontrar lá uma schamatic sobre como conectar um resistor verible à PIC e também você encontrará algum código sobre a forma de interface A / D.Se você quiser código findthe, pós-me uma mensagem e eu vou lhe enviar o código.

Boa sorte.

Oi!

É só alguns palpites sobre o seu problema.(Eu não podia ver o seu esquema).

1) O resultado da conversão de 10 bits é armazenada em dois registros: ADRESH e ADRESL.
ADRESH contém os bits mais significativos e ADRESL bits menos significativo, mas é possível ter a seguinte divisão:

com ADFM bit = 0 (ADCON1 registo) justificado à esquerda
ADRESH = 11111111
ADRESL = 11xxxxxx

com ADFM 1 direita = justificado
ADRESH = xxxxxx11
ADRESL = 11111111

Verifique qual o formato que você está usando.Talvez o erro pode ser causado por este.

2) ADRESH está localizado no Bank0 ADRESL e está localizado no Bank1.Você muda os bancos corretamente?

3) A fonte de impedância.A ficha diz que a impedância máxima de fontes analógicas é 10kohm.

4) tempo de aquisição.Você está dando tempo suficiente para carregar o capacitor de amostragem (alcançar a tensão medida)?Veja a ficha para o cálculo.

5) Você definir o Tad adequada (por pouco tempo de conversão)?Veja a folha de dados para obter mais detalhes.

gidimiz oi e rkodaira,

Obrigado por u dois ...

gidimiz,
Não consigo encontrar o que demoboard u mencionado ...
Mas, há uma referência tht manual ensina ppl ligar pic com resistor variável .. Então, eu ligar o circuito como o ensino manual.
apesar de eu fazer isso, mas o resultado saiu exatamente o mesmo que um anterior ..

rkodaira,
yah, minha configuração é justificado à esquerda, eo programa é apenas a saída do ADRESH .. então, as duas definições não é problema meu ..
e, no programa de testes da ADC, é o tempo de aquisição importante?
Eu vejo o datasheet calculá-los com capacitor interno, a temperatura .... podem u me ensinar a calcular, estou muito confuso agora ..
é o seguinte ... o que é fonte de impedância? o resistor ligado ou de resistência interna da fonte?

Eu vejo muitos ppl utilizados com este circuito divisor de tensão .. que é um circuito divisor de tensão?

Eu sei que pedir tht sth são muito simples de todas ... mas u, u espero que tudo pode me ensinar ...
obrigado ~

Oi,

Aqui está o link para o conselho demo PICDEM2 de Microchip:
http://www.microchip.com/stellent/idcplg?IdcService=SS_GET_PAGE&nodeId=1406&dDocName=en010072&part=DM163022
Lá você encontrará o manual do usuário com um schamatic sobre como ligar para o ADC.E você vai encontrar lá amostras de software.

Se ainda não vou resolver isso depois, você postar mensagem e replay.
boa sorte.

Citação:

rkodaira,

yah, minha configuração é justificado à esquerda, eo programa é apenas a saída do ADRESH .. então, as duas definições não é problema meu ..

e, no programa de testes da ADC, é o tempo de aquisição importante?

Eu vejo o datasheet calculá-los com capacitor interno, a temperatura .... podem u me ensinar a calcular, estou muito confuso agora ..

é o seguinte ... o que é fonte de impedância? o resistor ligado ou resistência interna da fonte?Eu vejo muitos ppl utilizados com este circuito divisor de tensão .. que é um circuito divisor de tensão?

gidimiz e rkodaira,
Obrigado por vocês u ...

gidimiz,
com a conexão de demoboard, agora meu ADC funciona bem ...
muito obrigado ..

rkodaira,
Obrigado pela informação ur, é útil para o meu projecto ~
muito obrigado ..

janlyn Olá,

Você pode escrever pelase qual era o problema.
Obrigado.

gidimiz,

na verdade, eu não tenho certeza se o problema causado ..
a única diferença entre a minha ligação anterior com o demoboard é a resistência entre resistor variável e de entrada do ADC ..

no demoboard, 470 ohm é usado ... em relação anterior, o valor usado é i 1kohm ... depois mudei para 470 ohm, todos os meus adc de 0 a 5v pode converter com precisão.

é que a resistência causando meu problema?

Se mudar de 1k de 470Ω corrigiu o problema que é bom, mas isso também significa que em circuitos real deve-se usar um buffer para aumentar a impedância de entrada desses insumos AD ..

IanP oi,

u mencionado buffer ..é sth buffer como op-amp?
pode substituir o circuito divisor de tensão, se a minha faixa de entrada do ADC é de 5 a 24V?
u esperança me ensinar ... obrigado ~

Normalmente, um buffer será construída com base em um amplificador de ganho unitário (ampop).
Ele oferece alta impedância de entrada e baixa impedância de saída.
No seu caso, se você reduzir a tensão de entrada (24V) por 6 vezes, você será capaz de operar em 0-5 faixa de tensão.
E o erro impostas pela alta impedância de entrada para o devider tensão será neglegable ..

IanP oi,

Obrigado por explainantion ur, agora eu entendo ..
u pode me recomendar algum buffer?
ou os links que guiam o ppl para selecionar buffer?
i confundir agora como escolher o melhor buffer ...

obrigado ~

Você pode tentar AD624
http://www.pa.msu.edu/courses/2001spring/PHY440/NewFiles/Supplement/AD624_c.pdf
Verifique com Analog Devices, se você pode obter amostras gratuitas como parece que continuam a apoiar este programa ..Adicionado após 14 minutos:eek:pamps Mais ou tensão único que você pode encontrar aqui:
http://www.analog.com/Analog_Root/static/techSupport/interactiveTools/

IanP,

muito obrigado ...
Eu vou tentar, em primeiro lugar ...
se tiver algum problema vou perguntar de novo ..

se refere,
janlyn

Welcome to EDABoard.com

Sponsor

Back