A espessura de cobre -> afetar a antena PCB e RF trac

W

wccheng

Guest
Queridos todos,

Pelo projeto original, a espessura de cobre toppest no PCB e menor é 1,5 ozSe mudar para a espessura de 0,5 onças ou 1,0 onça, quais foram os efeitos para a antena PCB ea RF rastrear o caminho?(O PCB ea antena RF de rastreamento estão no caminho toppest ea menor PCB) Preciso re-projetar a dimensão da antena PCB e da largura da RF rastrear o caminho depois de eu mudar a espessura do cobre?

obrigado

wccheng

Teoricamente, se a resistência à perda do traço de cobre no PCB, não mudou muito, você don t necessidade de redesenhar a antena.
Da minha experiência em pequenas antenas PCB, passando de 1,5 onças de 1 onça não é grande diferença.Esta mudança é dependente de freqüência.

De um ponto de vista físico não há nenhuma razão para que as mudanças perdas.
Perdas depende Cu rugosidade, espessura de penetração (muito menor que o cobre de espessura) e perdas dieléctricas.
Impedância característica também é muito sensível à espessura Cu.

Assim, de uma física - RF ponto de vista, alterando a espessura do cobre não mudar significally o desempenho da antena.

Use a ferramenta de simulação EM para obter confirmação

Oi,

Eu concordo com o Sr. Sergio Mariotti que "as perdas depende Cu rugosidade, espessura de penetração (muito menor que o cobre de espessura) e perdas dieléctricas etc"No entanto, eu não concordo muito que "a impedância característica é muito insensível a espessura Cu".Abaixo estão meus comentários:

1.Perdas devido à espessura de penetração: efeito da pele.

De acordo com a fórmula: δ = sqrt (1 / (σ * pi * u * f)).O efeito de pele de cobre @ 10MHZ é de cerca de 20um, enquanto que a espessura de 1oz de cobre é de cerca de 35um.Assim, a resistência é a profundidade da pele limitado de vestígios de trabalho e, acima de 10MHz.Aqui, como regra geral, é possível calcular a profundidade da pele de cobre com base em: δ = 1/sqrt (f) * 2um, onde f tem a unidade GHz.(Por exemplo, δ = 2um @ 1GHz).

Deste ponto de vista, alterar o design original 1.5OZ para 1OZ ou mesmo 0.5OZ não é um grande negócio.(1 onça = 1.4mil = 35.6um)

2.Impedância mudar devido à mudança de espessura Cu.

Desde Z = sqrt (L / C), quando a espessura da Cu-se fina, esperamos que os dois seguintes efeitos:
a - L Poderia ser um pouco acréscimo ou decréscimo depende da faixa de freqüência de operação (normalmente aumentam um pouco na maioria dos casos);
b - C irá diminuir ligeiramente, devido ao fato de que as contribuições da diminuição da capacitância franja ligeiramente, especialmente para os casos uStrip.
Como consequenc de A & B, a impedância vai aumentar ligeiramente.Esta "intuição" também é comprovado pelos resultados abaixo de um simulado 2D-solver mostrado abaixo:

uStrip w / o soldermask
H t DK W Z
8mil 14mil 1.5OZ 3,9 52,3
8mil 14mil 1OZ 3,9 53,2
8mil 14mil 0.5OZ 3,9 54,3

w uStrip / soldermask (0.5mil/DK = 3,9)
H t DK W Z
8mil 14mil 1.5OZ 3,9 49,3
8mil 14mil 1OZ 3,9 50,7
8mil 14mil 0.5OZ 3,9 52,4

Além disso, se os vestígios são acoplados par uStrip ou diferencial, o impacto da mudança Cu espessura serão muito mais elevados devido ao fato de que a mudança de espessura diretamente mudanças na área da parede lateral que os traços acoplado enfrentando uns aos outros.Sugestões:
Se você está procurando uma maior precisão ou procurar uma confiança mais firme com o seu desenho final, é melhor você dar o seu projeto de uma simulação rápida usando alguns solvers EM.

Atenciosamente,

normalmente você não deve notar uma grande diferença.
No entanto, isto depende da freqüência de operação.Então, pode ser para as freqüências altas há algum efeito da pele.
Por outro lado, o thikness pode modificar o efeito capacitivo e, portanto, modificar um pouco a impedância.

Welcome to EDABoard.com

Sponsor

Back