1x transistor I a V do conversor - problema de polarização e perguntas

J

juz_ad

Guest
34_1326306978.jpg
Eu estou tentando substituir um amp op-I ao conversor V com uma versão transistor. Iin é uma onda senoidal em aprox. 50uA AC, centrada em torno de 0V. Iin é levado diretamente a partir da saída de um amplificador diferencial transistor. Eu testei a saída diferencial com um op-amp I a V do conversor para confirmar que funciona. Mesmo que a entrada é um sinal AC - Eu gostaria de evitar AC-acoplamento de entrada do transistor. O amplificador operacional I a V do conversor não requer AC-acoplamento para uma saída de 10V PP em + /-5V. Eu gostaria de manter este projeto para 1 ou 2 transistores por exemplo, um conversor I a V e um buffer / seguidor. Não me importo de dividir o I a V eo ganho de conversão em dois estágios. Com o esquema em anexo, recebo uma onda senoidal invertida na saída do coletor de Q3 de aprox. 9V PP - o problema é que o sinal não é centrado em torno de 0V é centrado em torno de 4,5 V. Eu não posso obter qualquer parte do sinal abaixo de aprox. -0.7V (assim - cerca de 1 queda de tensão) - abaixo desse o sinal é retificado. Eu tentei definir todos os resistores se como panelas e experimentar com os valores - mas este é o mais perto que eu recebo. Gostaria muito de receber alguma ajuda sobre como obter este sinal para 10V PP e tendenciosas em torno de 0V. Graças.

Com o esquema em anexo, recebo uma onda senoidal invertida na saída do coletor de Q3 de aprox. 9V PP
Soa improvável. O valor baixo valor de R11 1k não o permite.

Soa improvável. O valor baixo valor de R11 1k não o permite.
Eu passei as últimas horas olhando para ele sobre o alcance ... Posso assegurar-vos que eu não tenho nenhuma razão para fazer as coisas. Removendo R11 ou alterar seu valor não parece fazer muita diferença para a polarização ou o ganho da saída.

Não tenho a pretensão verdade absoluta. Mas o ponto parece óbvio demais. Algo deve ser esperado para ser diferente no circuito real ... [COLOR = "Silver"] [SIZE = 1 ]---------- Mensagem adicionada às 21:21 -------- - post anterior foi às 21:05 TAMANHO ----------[/] COLOR [/] Você tem razão em um ponto, o circuito tem saída Vpp várias. Mas "nem invertendo nem trabalhando como um conversor I / V. Apenas ignorando o transistor e forçando uma queda de tensão em R13 | | R14 pela corrente de entrada.

Algo deve ser esperado para ser diferente no circuito ...[/ QUOTE reais] Sinto muito - Eu não entendo o que você quer dizer com o circuito 'real'? Eu tenho que breadboarded sobre a mesa aqui na minha frente. Você pode apontar, pelo menos, o que é que você acha que pode estar errado ou que não faz sentido sobre esse esquema? Você acha que o esquema I anexa deve estar fazendo algo diferente do que eu disse que está fazendo? Eu posso verificar novamente amanhã o esquema - talvez haja um erro ... Graças.

<span style="color: grey;"><span style="font-size: 10px">---------- Mensagem adicionada às 21:17 ---------- Mensagem anterior foi às 20:22 --- -------</span></span>
Você está certo em um só ponto, o circuito tem saída Vpp várias. Mas "nem invertendo nem trabalhando como um conversor I / V. Apenas ignorando o transistor e forçando uma queda de tensão em R13 | | R14 pela corrente de entrada.
Então, - a simulação mostra também que Vc é centrado em torno de aprox. 5,6 V? Dado este esquema atual - pode você fazer qualquer sugestão para pelo menos melhorar a polarização da onda e ficar centrado em torno de 0V - sem AC acoplamento? Graças.

Eu acho, eu respondi a pergunta "o que o cicruit é actally fazer" no meu post anterior que estava cruzando com o seu. Eu estava pensando mais sobre sua intenção básica para criar um conversor I / V com uma corrente de entrada de cerca de 0 V e uma saída bipolar. Infelizmente, ele não pode simplesmente ser implementada com apenas um ou dois transistores. Como primeiro ponto, por perceber que o estágio de entrada de um conversor I / V deve trabalhar solo referenciados, por exemplo, um transistor na configuração CE com emissor ligado ao 0 V (ou cerca de 0,7 V-). A tensão de coletor será> 0, então o transistor de saída precisa realizar mudanças de níveis.

Aqui está um circuito que faz mais ou menos o que você está solicitando, além de uma entrada de 0,7 V offset. Veja o arquivo de design LTspice anexado.

Sinto muito - Eu não entendo o que você quer dizer com o circuito 'real'? Eu tenho que breadboarded sobre a mesa aqui na minha frente. Você pode apontar, pelo menos, o que é que você acha que pode estar errado ou que não faz sentido sobre esse esquema? Você acha que o esquema I anexa deve estar fazendo algo diferente do que eu disse que está fazendo? Eu posso verificar novamente amanhã o esquema - talvez haja um erro ...
O que eu acho que ele quer dizer é que o circuito não está realmente fazendo nada de útil. Você fez uma I a V do conversor, basta dirigir atual em um resistências de alguns. E sim, uma simples resistência é tecnicamente um conversor IV (Lei de Ohm), mas não é muito útil. Como mostra a FVM de simulação, o transistor não é realmente fazer qualquer coisa (é sempre na saturação). Acho que o que FVM está mostrando é um amplificador de feedback muito simplificado atual em um arranjo de amplificador tranimpedance .... é isso mesmo?

Eu acho que o que FVM está mostrando é um amplificador de feedback muito simplificado atual em um arranjo de amplificador transimpedance .... é isso mesmo?
Sim. Um conversor I / V utilizando comentários, na maioria dos casos referem-se a um amplificador inversor e um resistor de realimentação. Contrariando minhas dúvidas anteriores, ele pode trabalhar com saída bipolar usando apenas dois transistores. Fiquei com a impressão de que R11 do circuito original tinha sido concebido como um resistor de realimentação atual, bem, o que não funciona devido a um. o valor do resistor baixo, respectivamente, a saturação do transistor e 2. o nó emissor quase flutuando.

Aqui está um circuito que quase faz o que você está solicitando, além de uma entrada de 0,7 V offset. Veja o arquivo de design LTspice anexado
Obrigado por ter tempo para fazer isso -. Muito apreciado. Eu vou tentar e breadboard esta noite. Posso confirmar 1) o emissor de Q1 vai à terra? e 2) é o resistor R5 feedback? ... E só para ter certeza: V1 e V2 = -12 = 12? Graças.

Excelente. Que funciona bem - muito impressionante. Fiz alguns ajustes menores a alguns dos valores R, eu não precisava ganhar tanto quanto 120K me deu e foi capaz de livrar-se do DC offset. Então ... empurrando este um pouco mais - há alguma maneira você pode ver que este projeto poderia ser feito com 2x PNP ou NPN 2x transistores em vez de 1 de cada um? Obrigado mais uma vez - Eu não posso dizer que entendo este esquema muito bem, mas ele está trabalhando e os outros projetos que eu entendo não são - assim pelo menos é um passo em frente.

existe alguma maneira você pode ver que este projeto poderia ser feito com 2x PNP ou NPN 2x transistores em vez de 1 de cada um?
Por quê? Neste caso, você precisaria para realizar a mudança de nível com divisores de tensão, perdendo parte do ganho. Ou quedas de tensão utilizando diodo. O circuito é um projeto voltado compromisso para contar parte baixa. Tem algumas propriedades não tão bom como forte sensibilidade de alimentação, ou corrente quiscent bastante elevados.
Eu não posso dizer que entendo este esquema muito bem.
Ainda é simples. O circuito básico é chamado cascode dobrado. Você vai encontrá-lo em livros de design IC texto, muito provavelmente com cargas activas (fontes de corrente) no lugar do R3 e R4 resistores.

Obrigado novamente a FVM para a ajuda sobre este assunto. Eu tenho uma outra versão que eu estava esperando por alguma ajuda.
89_1326471291.jpg
Eu estou tentando para circuitos que satisfaçam os seguintes pontos: 1 saída) PP 10V na saída de aproximadamente 50uA na entrada 2) invertido 3) atenuação do sinal de entrada é baseado em torno de 0V (ou seja, atenua "interior" não para cima ou para baixo) 4) DC-coupled 5) Usa 2x NPN ou transístores PNP 2x A FVM circuito fornecido carrapatos pontos 1,2,3 e 4, mas não 5 (1x é NPN e PNP 1x). Com o esquema acima eu tenho pontos 2, 3, 4 e 5 -, mas não 1. Eu realmente gostaria de tentar empurrar este um pouco mais. Alguém pode sugerir algumas maneiras de obter mais ganho fora deste esquema? Obrigado antecipadamente.

Welcome to EDABoard.com

Sponsor

Back