1N4148 como sensor de temperatura ...

D

davorin

Guest
Será que alguém tem um esquema simples de usar 1N4148 diodo como sensor de temperatura? De acordo com a folha de dados que deve funcionar até 200 graus celcius e acima ... Só precisa verificar alguns perfis de temperatura para solda BGA (o;

Hmm ... não é realmente nenhum 1N4148 aplicações em lá ... Apenas uma aplicação do sensor usando transistor NPN normal ... embora provavelmente eu posso substituir Vbe usado com 1N4148 ... Eu só lembro usando um 1N4148 no caminho de feedback em um amplificador operacional .... não tenho certeza de que (o;

Olá, eu acho que a maneira mais simples de fazê-lo é apenas uma compensação de temperatura fonte de corrente dirigindo o 1N4148, você tem uma inclinação 2,2 mV / K. Transistor para pequenos sinais (normalmente caso metálico) sondas de temperatura mais baixa permite constantes térmicas, mas são substituíveis por diodos. Com os melhores cumprimentos.

Basta aplicar cerca de 100 uA de corrente constante através do díodo e medir a queda de tensão através dela. O coeficiente térmico depende da tecnologia e é de cerca de -2,2 mV / K para um díodo de silício. O seu leitura precisa de remover deslocamento (ajustar zero), e ser capaz de ajustar o ganho do amplificador (ajustar a sensibilidade). A calibração é feito por em imersão do diodo sonda gelo fundente intoa para 0C (zero ajustar) e qualquer outro objecto com alta temperatura knownt na gama de interesse (sensibilidade ajustar)

Fiz um monitor de temperatura, uma vez, utilizando um 1N4148 como sensor, I ligado a um díodo para opamp de uma maneira especial para assegurar que um funcionamentos corrente constante através do diodo, ao mesmo tempo como a IC medido a tensão através do diodo. Se a corrente através do didode é constante, independentemente da temperatura, a leitura de temperatura será mais linear. Vou tentar olhar para os meus esquemas antigos.

Talvez você possa usar o LM334 fonte dependente temerature atual. (1N4148 é usada para compensar deriva o LM334, causada por variações de temperatura)

Olá a todos. Eu acho que você não pode usar um único diodo para medir uma determinada temperatura. É preciso 2 díodos, uma será utilizada como uma referência. Vamos supor que você tem ambos os diodos alimentados por fontes de corrente I0 idênticos. Um dos díodos, D1, é o dispositivo de medição e está em contacto físico com o corpo que deseja medir a temperatura. O diodo outro, D2, a referência é dentro de uma caixa (termômetro eletrônico que você está construindo) a medição da temperatura ambiente. VD1 = VT1 * ln (I0/Is1) Vd2 = VT2 * ln (I0/Is2) IS1 = IS2 se os diodos são idênticos. Então, VD1 * q / (K * T1) = Vd2 * q / (K * T2), T2 = temperatura ambiente, T1 = temperatura de medir. Em seguida, encontramos facilmente a temperatura T1 T1 = (T2/Vd2) * VD1 Você só precisa medir VD1 e você tem T1. Desde T2/Vd2 é constante e pode ser medido apenas uma vez durante a calibração ....... 2 diodos no temperaute mesmo, etc .. Espero que possa ajudar. saudações a todos PS: Os diodos S. podem também ser substituídos por transistores bipolares com caixa metálica como 2N2222.

Fiz uma sonda temeperature usando apenas um diodo e foi muito precisas na gama testada a partir de 0 °. celcius a 70 graus. celcius. O desvio biggests em toda a gama foi de 0,3 graus. Todas as medições foram feitas na temperatura ambiente mesmo cerca de 20 graus. celcius, então eu não tenho certeza se as alterações na temperatura ambiente afetará a maior precisão das leituras ou não. Eu provavelmente deveria ter testado isso também. Vou tentar postar os esquemas mais tarde. Ouvi que é melhor utilizar um transistor com o colector ea base curto-circuito como sensor, em vez de um diodo, mesmo que seja um transistor de plástico. Você pode ler sobre isso na seção três desta folha de dados: http://cache.national.com/ds/LM/LM32.pdf Aqui também é uma leitura útil da Maxim: Monitoramento de Temperatura Usando o MAX1253 / 54 e MAX1153/54 http://www.maxim-ic.com/appnotes.cfm/appnote_number/1944 de compensação para fator de idealidade e Diferenças Série resistência entre Diodes Sensor térmico: http: / / www.maxim-ic.com/appnotes.cfm/appnote_number/1057 É importante manter o diodo baixa corrente para evitar a auto-aquecimento, mas não muito baixo para obter leituras precisas.

oi pode ser isso irá ajudá-lo termômetro 1N4148 base um valor de res leitura como 2002k, onde como é 2.2k

oi este é o melhor termostato com base no 1N4148 com grande precisão e alcance de -10 centigrate grau 135

é muito quente para medir a temperatura com diodo comum. usar sensor de temperatura elevada como pt100 ....

como sentir a temperatura usando 1N4148 você pode plz sugest ckt do site referem-se 1N4148

[Quote = arun_123] como para sentir a temperatura usando 1N4148 plz você pode ckt sugest do site referem-se 1N4148 [/quote] oi apenas dois post acima eu ter postado circuito de trabalho para esse homem de olhos abertos: D

Uma vez que as temperaturas estão acima de solda 200C, acho que você deve usar um termopar. Por que você quer usar o diodo para o trabalho? É um requisito?

Welcome to EDABoard.com

Sponsor

Back