Regras | Mensagens recentes | tópico RSS | Pesquisar | Registar | Entrar

Como Criar UART com Software (não utilizado SBUF) em 8051

Post new topicReply to topic EDAboard.com Forum Index -> Microcontroladores -> Como Criar UART com Software (não utilizado SBUF) em 8051
Versão árabeVersão búlgaraVersão catalãVersão checaVersão dinamarquesaVersão alemãVersão gregaVersão InglêsVersão espanholaVersão finlandesaVersão francesaHindi versãoCroatian versionIndonésio versãoVersão italianaHebraico versãoVersão japonesaVersão coreanaVersão lituanaVersão letãVersão neerlandesaVersão norueguesaPolonês versãoVersão PortuguêsRomanian versionVersão russaVersão eslovacaVersão eslovenaSerbian versionVersão suecaTagalog versãoUcraniano versãoVietnamita versãoVersão chinesa
Autor Mensagem
winit_a

Lugares: 17

Post 15 fev 2004 5:42 Como Criar UART com Software (não utilizado SBUF) em 8051
tags: UART 8051 c

Como Criar UART com software?
Meu projeto Used 3 UART (normal tem 1 UART com hardware P3.0 e P3.1)

8051 MCU@11.0592MHz
Como Criar UART usado P2 ou P1 para Interface RS-232
pisoiu

Lugares: 894
Ajudado: 24

Post 15 fev 2004 11:58 Re: Como Criar UART com Software (não utilizado SBUF) em 8051
tags: UART execução para 8051 em c Xon xoff 8051 UART 8051 c

Oi,
Minha opinião: é maldito duro. Você terá que fazê-lo utilizando interrupções, mas 8051 é um controlador relativamente lento, o seu desempenho em 1mips estadias inferiores 11,0592 mhz relógio para clássico versões 8051 (1instruction ciclo = 12 relógio ciclo). Mais do que uma porta serial implementados em software irá comer quase todos os processadores tempo, especialmente se você quiser ir até 115200bps com os portos, ou se você deseja executar todos os possíveis parâmetros (6/7/8 dados selecteble bits, 1 / 2 stop bits, paridade ímpar / sequer / marca / espaço / nenhum, controlo de fluxo xon-xoff/hard/none selecionável). Minha sugestão é usar uma arquitetura modificada a partir de 8051 cipreste, ou para usar um microcontrolador scenix (www.ubicom.com). Para scenix controlador posso fornecer código para 8 uarts simultaneamente. Isso se você quiser um software execução. Se deseja Yau hardware, você pode usar max3100 (máxima).

Melhor,
Ajay

Lugares: 31

Post 01 mar 2004 0:10 Re: Como Criar UART com Software (não utilizado SBUF) em 8051

Você poderia criar uma UART (para além de utilizar o SBUF) usando um temporizador dedicado e escrever muito rápido código para rodar pouco. Sobre a próxima lado (RxD), você deve usar uma interrupção alfinete. Quando chega a interromper, iniciar o seu tempo e leia o pino estado em transportar, girar e criar sua próxima bytes. Funciona bem até 9600 Baud (eu tenho usado isso).

No entanto, a criação de mais duas ao mesmo tempo? Esqueça. Mesmo se você usar dois dedicados temporizadores, interromper as rotinas tornam-se tão grande que você vai perder bits.

If you are looking for slow UARTs (1200 Baud or slower), then this technique works for upto 2 UART's.
Tenha em mente que você vai desistir de todos os três temporizadores (utilizado para uma taxa baud gen para SBUF, uma porta para a 1 e um calendário para a porta 2), bem como ambas as interrupções.

Portanto, melhor é usar um desenho ARM chip com dois UART's (tenho 2 criados adicionais UARTs em 19200 Baud com um braço) ou usar o Rabbit controlador ou alguns tal coisa.

Ajay
beuch

Lugares: 65
Local: França

Post 03 mar 2004 14:45 Re: Como Criar UART com Software (não utilizado SBUF) em 8051

Oi,

ter um olhar para o ficheiro anexo da Philips web AN.

AN446

tchau

Desculpe, mas você precisa de login para ver esta penhora

crazytnt

Post 03 mar 2004 17:43 Re: Como Criar UART com Software (não utilizado SBUF) em 8051

É muito difícil.
Sugerir utilizando hardware.
J_expoler2

Lugares: 179
Ajudado: 19

Post 03 mar 2004 18:00 Re: Como Criar UART com Software (não utilizado SBUF) em 8051

Oi
Tenho uma ideia UART mas apenas enviar dados usando temporizador 0
bit T232 como TxD
MOV TMOD, # 22h
MOV TH0, # 70H
MOV TL0, # 70H
SETB EA
SETB ET0
SETB TR1
;
;
;
;
função enviar dados:
CLR T232; START BIT
SETB TR0
MOV R7, # 8

TX_LOOP: Um RRC
JNB TF0, $
MOVIMENTOS T232, C
CLR TF0
DJNZ R7, TX_LOOP
JNB TF0, $
SETB T232; STOP BIT
CLR TF0
JNB TF0, $
RET
que talvez ajude u
BR.
fireplus

Lugares: 195
Ajudado: 5

Post 04 mar 2004 3:29 Re: Como Criar UART com Software (não utilizado SBUF) em 8051

tente isso

[hr: 5c6e3c7296]
Fogo no Fios: SM2:

Desculpe, mas você precisa de login para ver esta penhora

Ajay

Lugares: 31

Post 08 mar 2004 12:28 Re: Como Criar UART com Software (não utilizado SBUF) em 8051

J_expoler2 escreveu:
Oi
Tenho uma ideia UART mas apenas enviar dados usando temporizador 0
bit T232 como TxD
MOV TMOD, # 22h
MOV TH0, # 70H
MOV TL0, # 70H
SETB EA
SETB ET0
SETB TR1
;
;
;
;
função enviar dados:
CLR T232; START BIT
SETB TR0
MOV R7, # 8

TX_LOOP: Um RRC
JNB TF0, $
MOVIMENTOS T232, C
CLR TF0
DJNZ R7, TX_LOOP
JNB TF0, $
SETB T232; STOP BIT
CLR TF0
JNB TF0, $
RET
que talvez ajude u
BR.

Isso só é bom para a transmissão. Problema surge quando você tenta receber tão bem. Primeiro de tudo, este método nunca vai trabalhar para full duplex operação a menos que você use dois DIFERENTES Temporizadores.

Além disso, para receber, você precisará usar uma interrupção de hardware que precisa iniciar o temporizador, no momento certo e, em seguida, irá ajudar a transferir os dados. Mais uma vez, este método só é bom como uma meia duplex comunicação.

Outro complexidade vem do fato de que a interrupção rotinas se tornam longas e vai causar problemas por falta bits. Tenha em mente que o erro vai acumulando ao longo de um período de tempo!

A melhor maneira é usar um chip que tem mais portas seriais (ARM, uPSD de St etc)

Ajay
Post new topicReply to topic EDAboard.com Forum Index -> Microcontroladores -> Como Criar UART com Software (não utilizado SBUF) em 8051
Página 1 de 1 Todos os horários são GMT 2 Horas

Abuso | | Administrador | | Moderadores | | Suporte-nos | | sitemap
Topic RSS